Cotação actualizada ao minuto

(20-06-2018 às 10:39:27)

VALOR DE COMERCIANTE

16 curiosidades sobre o ouro

21/05/2018

 

 

O ouro é um dos metais mais preciosos. É utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e electrónica, bem como reserva de valor. Fique a conhecer algumas curiosidades sobre este metal.

 

Fique então a conhecer as 16 curiosidades sobre o ouro:

1.       A palavra “ouro” tem origem do latim. “Aurum” significa brilhante.

2.       O ouro é um dos metais mais raros do mundo. Existe apenas 5 quilos para 100 000 000 quilos (um milhão de toneladas) de terra.

3.       Como é um metal relativamente mole, o ouro normalmente é endurecido através de ligas metálicas como cobre e prata.

4.       A medida da pureza do ouro é o quilate. O ouro 24K é considerado 99.9% puro. Já o ouro português, de 19.2K, tem uma percentagem de pureza a rondar os 80%.

5.       O ouro é fundido em barras rectangulares para facilitar o desmolde do metal. A forma facilita também o manuseamento para que possam ser arrumados nos cofres de bancos, por exemplo.

6.       O ouro é o único metal que não oxida.

7.       Até ao momento, calcula-se que foram descobertas 163 000 toneladas de ouro. Se todo esse ouro fosse fundido e encaixotado, preenchia um prédio de 20 metros de altura.

8.       O El Dorado é uma lenda narrada pelos índios espanhóis que falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas em ouro maciço. Vários de pessoas partiram em busca desse paraíso mítico, mas nunca chegou a ser encontrado.

9.       O ouro é usado em muitos países como reserva para casos de crises económicas. A moeda pode perder valor, mas o ouro é mais resistente a quedas.

10.   As máscaras mortuárias são peças comuns a várias culturas. A mais conhecida é a do Tutacâmon. Foi construída em vidro, quartzo, turmalinas, turquesa, lazúli e 11 quilos de ouro.

11.   As medalhas de ouro distribuídas nos Jogos Olímpicos não são de ouro. Cerca de 92.5% é prata.

12.   Dependendo da quantidade dos metais que compõem o ouro, a cor pode variar entre o amarelo, vermelho e branco.

13.   Nos últimos 6 000 anos, a civilização produziu um pouco mais de 125 000 toneladas em ouro até 1848, ano em que se inicia a corrida ao ouro na Califórnia. Desde então, apenas se produziu 10 000 toneladas.

14.   As primeiras minas que se tem conhecimento são as do Egipto, há cerca de 4 000 anos atrás. Nessa época produzia-se 1 tonelada por ano.

15.   Com o Renascimento, as expedições à América e África trouxeram um incremento à produção, a rondar 12 toneladas por ano.

16.   Portugal tem a 15ª maior reserva de ouro a nível mundial. São cerca de 382.5 toneladas.

 

Fique a conhecer mais sobre o ouro clicando AQUI.

Saiba como pode vender o seu ouro clicando AQUI.

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com