Quer
Vender?Simule
Aqui

Cotação actualizada ao minuto

(25-04-2024 às 14:47:26)

Valores de Referência em Bolsa

VALOR DE COMERCIANTE

16 curiosidades sobre o ouro

21/05/2018

 

 

O ouro é um dos metais mais preciosos. É utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e electrónica, bem como reserva de valor. Fique a conhecer algumas curiosidades sobre este metal.

 

Fique então a conhecer as 16 curiosidades sobre o ouro:

1.       A palavra “ouro” tem origem do latim. “Aurum” significa brilhante.

2.       O ouro é um dos metais mais raros do mundo. Existe apenas 5 quilos para 100 000 000 quilos (um milhão de toneladas) de terra.

3.       Como é um metal relativamente mole, o ouro normalmente é endurecido através de ligas metálicas como cobre e prata.

4.       A medida da pureza do ouro é o quilate. O ouro 24K é considerado 99.9% puro. Já o ouro português, de 19.2K, tem uma percentagem de pureza a rondar os 80%.

5.       O ouro é fundido em barras rectangulares para facilitar o desmolde do metal. A forma facilita também o manuseamento para que possam ser arrumados nos cofres de bancos, por exemplo.

6.       O ouro é o único metal que não oxida.

7.       Até ao momento, calcula-se que foram descobertas 163 000 toneladas de ouro. Se todo esse ouro fosse fundido e encaixotado, preenchia um prédio de 20 metros de altura.

8.       O El Dorado é uma lenda narrada pelos índios espanhóis que falava de uma cidade cujas construções seriam todas feitas em ouro maciço. Várias pessoas partiram em busca desse paraíso mítico, mas nunca chegou a ser encontrado.

9.       O ouro é usado em muitos países como reserva para casos de crises económicas. A moeda pode perder valor, mas o ouro é mais resistente a quedas.

10.   As máscaras mortuárias são peças comuns a várias culturas. A mais conhecida é a do Tutacâmon. Foi construída em vidro, quartzo, turmalinas, turquesa, lazúli e 11 quilos de ouro.

11.   As medalhas de ouro distribuídas nos Jogos Olímpicos não são de ouro. Cerca de 92.5% é prata.

12.   Dependendo da quantidade dos metais que compõem o ouro, a cor pode variar entre o amarelo, vermelho e branco.

13.   Nos últimos 6 000 anos, a civilização produziu um pouco mais de 125 000 toneladas em ouro até 1848, ano em que se inicia a corrida ao ouro na Califórnia. Desde então, apenas se produziu 10 000 toneladas.

14.   As primeiras minas que se tem conhecimento são as do Egipto, há cerca de 4 000 anos atrás. Nessa época produzia-se 1 tonelada por ano.

15.   Com o Renascimento, as expedições à América e África trouxeram um incremento à produção, a rondar 12 toneladas por ano.

16.   Portugal tem a 15ª maior reserva de ouro a nível mundial. São cerca de 382.5 toneladas.

 

Fique a conhecer mais sobre o ouro clicando AQUI.

Saiba como pode vender o seu ouro clicando AQUI.

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.