Cotação actualizada ao minuto

( 14-04-2021 às 00:28:00 )

VALOR DE COMERCIANTE

20 a 40% dos stocks mundiais de ouro passam pelo Dubai

06/04/2021

Durante mais de um século, os comerciantes rumaram aos mercados do Dubai em busca de especiarias, pérolas e ouro. Trata-se da exportação mais lucrativa depois do petróleo. Graças a este comércio, o Dubai ficou conhecido como a "cidade do ouro".

O ouro é refinado e convertido em barras de investimento, na refinaria Al Etihad. A empresa fornece bancos, negociantes e vendedores de joias.

“Encorajo as pessoas a investirem apenas em ouro. O círculo completo do ouro é feito aqui, nesta cidade, com destaque para as infraestruturas, a estabilidade e a segurança”, frisou Salah Khalaf, co-proprietário da refinaria de ouro Al Etihad.

Fundado pela família Abdullah em 1955, o Dubai Gold and Jewellery Group é uma associação comercial sem fins lucrativos, com mais de setencentos membros.

"Em qualquer altura, há quarenta ou cinquenta toneladas disponíveis no mercado, tanto no comércio a retalho como no comércio grossista. Como temos uma grande produção há uma influência ao nível dos preços, que se tornam nos preços mais competitivos, a nível mundial”, sublinhou Tawhid Abdullah, presidente do Dubai Jewellery Group.

20 a 40% do ouro mundial passa pelo Dubai

A indústria das joias e do ouro é submetida a uma série de regras. "Somos autodisciplinados e temos muitas regras e controlos governamentais que nos levam a ter um produto perfeito", referiu Tawhid Abdullah.

Todos os anos, entre 20 e 40% dos stocks de ouro do mundo passam pelo Dubai. A maior parte vai para o mercado do ouro. Na cidade dos Emirados, em apenas meio quilómetro quadrado, há 300 lojas. Os negociantes de ouro tiram partido do fuso horário de Dubai. É uma das poucas bolsas mundiais que integra todos os fusos horários, da Austrália, à costa oeste dos EUA.

"Para mim, o coração da indústria do ouro nos Emirados Árabes Unidos é onde estamos hoje no mercado do Dubai. Trata-se simplesmente do sítio no mundo onde é mais barato comprar joias de ouro. Noutros países, a tributação é muito alta. Aqui é o melhor sítio para comprar ouro, para obter mais valor pelo que se paga", sublinhou Jeffrey Rhodes, consultor da Rhodes Precious Metals Consultancy. Para o responsável, o segredo do sucesso duradouro da indústria do ouro no Dubai prende-se com "as pessoas, a infraestrutura e os líderes que permitem que os negócios floresçam”.

Compra de ouro isenta de impostos para turistas

No Dubai, a compra de ouro está isenta de impostos para os turistas. Após um abrandamento devido à pandemia, no quarto trimestre de 2020, o comércio de ouro retomou uma trajetória ascendente.

"Nós fazemos as joias aqui. 85% do trabalho de produção é feito aqui. O ouro é uma matéria-prima que é sempre popular. É um dos metais que está relacionado com a moeda. As pessoas preferem investir em ouro", disse Kiran Pithani, co-fundador e diretor da Cara Jewellery.

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.