Cotação actualizada ao minuto

(21-05-2019 às 03:49:57)

VALOR DE COMERCIANTE

Moeda Portuguesa mais valiosa de sempre

25/06/2018

 

 

A moeda é conhecida dobra de 24 escudas e pesa 86 gramas, sendo uma das moedas mais cobiçadas do mundo. 

 

O rei D. João V foi um dos maiores contribuidores para a numismática portuguesa e a sua projeção a nível mundial, ao cunhar moedas que se consideram entre as mais bonitas do mundo. É o caso da peça de 1722, conhecida também como dobra de24 escudos.

Foi no seu reinado onde nasceu a maior moeda portuguesa de ouro que se conhece até hoje, a dobra de 24 escudos, pesando 86 gramas. Muitos dos cunhos usados na numária de D. João V tiveram origem em projetos de Vieira Lusitano. As cunhagens ocorreram tanto em Portugal como no Brasil – Baía, Rio de Janeiro e Minas Gerais – cujo ouro financiava o luxo e opulência da corte.

O elevado nível de acabamento da peça e o seu peso em ouro fizeram desta moeda uma peça muito apreciada em todo o mundo. No livro “Moedas de Ouro em Portugal”, de Javier Saéz Salgado indicava que a peça estava avaliada entre 175 e 225 mil euros.

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com