Cotação actualizada ao minuto

( 14-04-2021 às 00:47:42 )

VALOR DE COMERCIANTE

Recorde: moeda de ouro de 5 dólares é vendida por mais de R$ 47 milhões

05/04/2021

Para colecionadores, uma verdadeira jóia. Para leigos, apenas uma moeda de ouro no de 5 dólares antiga.

Mas, na verdade, trata-se da histórica Half Eagle de 1822, uma moeda de ouro com valor de US $ 5, que foi vendida por US $ 8,4 milhões (mais de R$ 47 milhões)  em Las Vegas na noite de quinta-feira (26/3), tornando-se a moeda de ouro mais valiosa já vendida em leilão, de acordo com a casa de leilões Stack's Bowers Galleries.

A raridade tem desenhado em uma face um busto e na outra uma águia, e é um dos três exemplares conhecidos, além de ser o único em poder de um proprietário particular. Os outros dois exemplares estão na National Numismatic Collection no Smithsonian Institution em Washington, segundo Stack's Bowers Galleries.

“O Half Eagle 1822 é agora a moeda de ouro mais valiosa cunhada pelos Estados Unidos já vendida em leilão. Também é agora a terceira moeda mais valiosa já vendida em leilão ”, disse Brian Kendrella, o presidente da empresa. A moeda mais cara já vendida é um Dólar de Prata Flowing Hair de 1794, rendendo mais de US $ 10 milhões em um leilão na Stack's Bowers Galleries em janeiro de 2013. A segunda moeda mais valiosa em leilão é um Brasher Doubloon 1787, da variedade EB on Wing, com um valor de face de US $ 15, alcançando US $ 9,36 milhões no Heritage Auctions em Dallas em janeiro deste ano.

Antes dessa venda, o Half Eagle 1822 estava em apenas três coleções em mais de 115 anos, disse a Stack's Bowers Galleries. Foi colocada à venda na coleção de D. Brent Pogue, um famoso colecionador de moedas que morreu em 2019 aos 54 anos. Ele adquiriu a moeda em 1982, quando as moedas de ouro da coleção de Louis E. Eliasberg Sr. foram leiloadas. A casa de leilões se recusou a revelar o novo proprietário, o quarto colecionador a possuir essa moeda exclusiva.

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.