Quer
Vender?Simule
Aqui

Cotação actualizada ao minuto

(16-09-2025 às 01:27:00)

Valores de Referência em Bolsa

VALOR DE COMERCIANTE

DESCOBERTO O MAIOR DEPÓSITO DE OURO DO MUNDO AVALIADO EM CERCA DE 80 MIL MILHÕES DE EUROS

16/05/2025

Um depósito de ouro de alta qualidade, com quase 1000 toneladas métricas do metal precioso, foi descoberto no centro da China, de acordo com a imprensa estatal do país.

Avaliada em cerca de 600 mil milhões de yuans, ou seja, 80 mil milhões de euros, a descoberta pode ser considerada o maior e mais lucrativo reservatório de ouro alguma vez descoberto, ultrapassando as 900 toneladas métricas.

Conforme avançado pela imprensa chinesa, o Gabinete Geológico da província de Hunan anunciou a deteção de 40 jazigos de ouro a uma profundidade de dois quilómetros, no condado de Pingjiang, no nordeste de Hunan, na China.

Só estes jazigos podem conter 300 toneladas métricas de ouro, com modelos 3D a sugerirem que podem ser encontradas reservas adicionais a uma profundidade de três quilómetros. Segundo o investigador Chen Rulin, "muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível".

Indústria mineira da China já contribui com cerca de 10% da produção mundial

As amostras do núcleo sugerem que cada tonelada métrica de minério pode conter até 138 gramas de ouro. Conforme o Science Alert, trata-se de "um nível extraordinário de qualidade, considerando que o minério escavado em minas subterrâneas é considerado de alto grau se contiver mais de oito gramas".

A China já domina o mercado mundial do ouro, com reservas consideradas superiores a 2000 toneladas no início de 2024, e a sua indústria mineira contribui com cerca de 10% da produção mundial.

Assim sendo, as descobertas contribuem para um novo aumento do preço do ouro, que já estava a disparar, uma vez que a procura do recurso continua a aumentar.

As amostras recolhidas na periferia do depósito de Hunan, na China, sugerem que este pode estender-se ainda mais do que as previsões iniciais, tornando o reservatório sob o seu solo impressionante.

Globalmente, apesar de as opiniões não serem consensuais, relativamente ao facto de já termos, ou não, atingido o pico do ouro, há especialistas que acreditam que estamos "longe de esgotar as reservas economicamente viáveis".

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.