Quer
Vender?Simule
Aqui

Cotação actualizada ao minuto

(16-09-2025 às 03:26:07)

Valores de Referência em Bolsa

VALOR DE COMERCIANTE

Francês detido em Angola a comprar milhares de diamantes

24/09/2020

As autoridades apreenderam 4.429 pedras de diamantes ainda por avaliar, noticiou a Angop.

A agência angolana de notícias teve acesso a uma nota da Polícia Nacional e explicou que a detenção resultou de várias denúncias sobre transações de diamantes na habituação utilizada pelo cidadão francês, a viver em Angola em situação legal.

De acordo com o Ministério do Interior, a detenção aconteceu porque a compra clandestina de diamantes configura crime de posse ilícita de minerais estratégicos e ficou enquadrada na Operação Transparência.

Foram também apreendidos 3.350 dólares (cerca de 3.100 euros) e 30 euros em numerário, duas balanças, cinco máquinas calculadoras, quatro pás de recolha de diamantes, três candeeiros e três lupas.

As pedras de diamantes vão ser alvo de procedimento legal pela Comissão do Posto Avançado de Malanje da Operação Transparência, iniciada em 2018 para combater a imigração ilegal, a exploração ilícito de diamantes e o respetivo tráfico. Em março do ano passado, foi alargada à costa marítima.

A operação já provocou o repatriamento “voluntário”, de acordo com as autoridades angolanas, de mais de 455 mil cidadãos estrangeiros sem documentação adequada, na sua grande maioria oriundos da República Democrática do Congo.

O cidadão francês detido será reencaminhado paro Ministério Público nos próximos dias.

De acordo com dados consultados pela Angop, de Janeiro a Maio do ano deste ano, foram apreendidas 125 pedras de diamantes (por avaliar), 1.700 dólares norte-americanos (1500 euros) e 55 mil kwanzas (83 euros).

Durante o ano passado, foram apreendidas 6.579 pedras de diamantes (por avaliar), 19 viaturas e 275 mil dólares norte-americanos. Foram ainda detidos mais de 147 mil estrangeiros sem a devida documentação, dos quais apenas 158 não eram congoleses.

As infrações registadas, no quadro da Operação Transparência, já terão rendido ao Estado angolano 16.543.420 kwanzas (mais de 25 mil euros).

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.