Cotação actualizada ao minuto

(19-06-2019 às 06:18:07)

VALOR DE COMERCIANTE

Como diferenciar Jóias de Prata e de Platina

 

As cores das joias de prata e de platina são muito semelhantes entre si e, por conta disso, as pessoas que não entendem muito sobre elas são facilmente enganadas e têm dificuldades para diferenciá-las. É portanto, provável que alguém faça uma compra ruim por causa disso. Para evitar prejuízos, é melhor aprender mais sobre como diferenciar joias de prata e de platina.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador de metais

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

como diferenciar joias de prata de platina

1. Diferencie-as pela marca. Se a joia apresentar as marcas "PT" ou "PLAT", é feita de platina. As marcas "S" ou "SILVER", por sua vez, indicam que a joia é feita de prata. "S925" indica que a joia contém 92,5% de prata pura, e a marca "SF" indica que ela contém 7,5% de cobre. É evidente que esse tipo de joia – de prata 925 – é o tipo de joia mais popular dentre os acessórios de prata.

como diferenciar joias de prata de platina

2. Diferencie-as pelo peso. A proporção da platina é 21,40 e a da prata é 10,49. O peso da prata é quase a metade do da platina, quando ambos têm o mesmo volume. Via de regra, portanto, as pessoas podem diferenciá-las pelo peso.

como diferenciar joias de prata de platina

3. Compare a rigidez e a aparência. Ao observar a platina com cuidado, a olho nu, é possível constatar que ela é de um branco brilhante levemente acinzentado, tem textura rígida e não será arranhada se aguilhoada. A rigidez dela, em Mohs, é de 4,3. Embora a prata tenha uma ótima textura lisa e branca, sua cor mudará para um branco acinzentado ou para preto com a oxidação, que pode ser removida com um pano. Sua rigidez, em Mohs, é de 2,7 e, portanto, é menos dura que a platina.

como diferenciar joias de prata de platina

4. Diferencie-as com fogo. A platina resiste bem à oxidação por altas temperaturas, tem um ponto de fusão que chega a 1770 ºC e sua cor não irá mudar se exposta a fogo com alta temperatura e for, em seguida, resfriada. A prata, por sua vez, tem um ponto de fusão menor e ficará vermelha ou preta, dependendo da proporção de prata.

como diferenciar joias de prata de platina

5. Diferencie-as pelo método químico. A prata não tem uma resistência muito boa à corrosão, enquanto a platina detém propriedades químicas mais fortes, estáveis e resistentes à corrosão. Não haverá reações se a platina entrar em contato com substâncias ácidas ou alcalinas.

Tem jóias antigas? Pretende avaliá-las? Contacte-nos!

Não compramos só o peso! Conheça todos os nossos critérios de avaliação.

Saiba quais são as peças com mais valor!

Conheça a opinião dos nossos Clientes!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com