Cotação actualizada ao minuto

(21-09-2019 às 06:17:01)

VALOR DE COMERCIANTE

Mecanismo de um relógio

 

Considera-se que o mecanismo do relógio é toda a parte mecânica responsável que permite fazer o relógio funcionar.

No mundo da relojoaria, o termo técnico utilizado é movimento, quando um relojoeiro se refere a um mecanismo de um determinado relógio.

O mecanismo de um relógio possuí dois lados, sendo que o lado de baixo, mais complexo é onde fica o mecanismo da corda e o balanço enquanto, que o lado de cima, é onde fica o ponteiro, também chamado de dial.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Frente e Verso do Relógio

Desenho geral do movimento mecanismo do relógio.

Mecanismo de um RelógioO mecanismo possui um lado de força e um lado de freio. O desenho mostra o lado da força que por si só consegue movimentar os ponteiros.

Força de um RelógioO restante mecanismo serve para regular o movimento do relógio. Sem a parte do escape, a corda não duraria muito tempo porque a mola iria desenrolar muito rapidamente, logo, a parte do escape é reguladora do freio.

Freio de um RelógioDeste modo concluímos que, de um lado fica a mola principal que impulsiona força para girar o ponteiro e do outro lado, o escape, que proporciona o balanço actuando como força. 

Como anteriormente referido, a roda principal (onde está a mola em conjunto com a segunda roda que por sua vez também é chamada de roda central) já têm força suficiente para rodar o ponteiro das horas.

As restantes rodas têm apenas a função de regularem a velocidade, pois são elas que levam até ao escapamento e depois ao balanço que por sua vez não leva a lugar nenhum (freio).

Para os mais curiosos, esta é uma figura mais realística para melhor compreensão:

Roda de Escapamento

Legenda: roda 1, onde está guardada a mola, que vai passar pela roda 2 que está em interacção com o ponteiro e que por conseguinte, passa pelas rodas 3 e 4 até chegar à roda de escapamento que por sua vez se liga à palheta que se liga à roda de balanço.

Modelos de Escapamento

Modelo de escapamento tradicional.

Escapamento TradicionalModelo de escapamento Ómega Daniels do tipo coaxial.

Escapamento Tradicional

Exemplo de uma roda de balanço.

Roda de Balanço

O balanço não faz ligação com nada, ou seja, não dá sequência ou interligação com nada, logo, pode-se afirmar que é o final da linha em termos do mecanismo. O balanço está ligado à roda de escape e conclui-se que o balanço é uma espécie de freio que pode ser ajustado, caso contrário, se este não existisse toda a engrenagem iria girar rápida e descontroladamente.

Relógios automáticos

Os relógios automáticos são denominados por este termo porque dão corda a si mesmos. Para que tal aconteça, é utilizado um peso, peso este que se movimenta sempre que o usuário movimenta o braço sendo chamado de peso oscilante.

Roda de Balanço

Pode-se dizer que permanece quase tudo igual, o que modifica é apenas o sistema de dar corda. 

O pino da corda é eliminado, sendo que o pino fica apenas para acertar as horas.

Em lugar do sistema de corda pelo pino, surge o automático, conforme nos mostra a seguinte imagem:

Sistema de Relógio AutomáticoO peso oscilante movimenta-se à medida que o usuário mexe o braço ou até mesmo pelo balanço do corpo. O movimento irá fazer com que faça girar as engrenagens através das várias engrenagens e o movimento aproveitado dá corda na mola principal através da cramalheira.

O peso pode girar tanto em um sentido como em outro. No momento que o peso gira ao contrário poderia tirar corda da mola ao invés de dar. Assim, a existência das catracas origina apenas o movimento num sentido para evitar este problema.

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

 

 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com