Cotação actualizada ao minuto

( 21-09-2020 às 09:18:01 )

VALOR DE COMERCIANTE

Talha Dourada

 

A talha dourada é uma técnica escultórica em que a madeira é esculpida e posteriormente revestida por uma pelicula de ouro (folha de ouro fino), ficando dourada.

Esta técnica está associada à arquitectura de influência Barroca.

Talha dourada

Para um trabalho de talha dourada eram necessários vários artesãos sob a orientação de um mestre.

A talha dourada é das expressões artísticas mais abundantes em Portugal.

Compramos ouro ao melhor preço

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Está intimamente ligada à decoração interna de igrejas (impressionantes conjuntos retabulares), catedrais, salões nobres em palácios e edifícios públicos.

Talha dourada

Em Portugal esta técnica desenvolveu-se a partir da época gótica, adquirindo o seu esplendor máximo durante o reinado de D. João V.

Esta técnica é um método relativamente simples de transformar um espaço num local de luxo e ostentação, porque o processo consiste em esculpir a madeira e cobri-la com ouro.

Talha douradaA talha dourada torna-se mais impressionante do que outros tipos de decoração tecnicamente mais exigentes, como é o caso da escultura e da pintura.

Com o renascimento assiste-se a mesma linha arquitectónica seguindo o imaginário clássico sem fazer uso da colocação do dourado na talha.

talha dourada

Com o maneirismo, um conjunto de factores, nomeadamente de ordem económica (crise económica final do Séc. XVI) leva á proliferação da talha dourada.

A perda do comércio das especiarias e a morte do Rei D. Sebastião, provocam uma gradual diminuição de receitas e uma necessária redução de despesas como é o caso das obras de escultura e pintura (consideradas a grande arte), por serem dispendiosas.

Talha dourada

A talha é a forma decorativa ideal, para uma época de crise económica e de valores (rotura entre católicos e protestantes).

Para além desta técnica ser mais deslumbrante é também mais económica, pois dá uma sensação se riqueza, adaptando-se facilmente a todas as orientações da igreja católica.

Talha dourada

O retábulo torna-se um conjunto de caracter arquitetónico, desenhado por arquitetos e adaptado pelo artificie à sua técnica pessoal, recebendo alguma escultura/pintura em escala menor do que seria necessária sem o enquadramento da talha dourada.

O retábulo funciona como uma moldura luxuosa e em Portugal encontram-se concentrados a maioria dos seus exemplares, no entanto é possível encontrar no Brasil e em Goa inúmeras obras dignas de relevo.

Talha dourada

Em Portugal e no Brasil a fase mais monumental da talha dourada é no período Barroco e nesta época são abandonados os modelos de inspiração Clássica insistindo-se no desenvolvimento de formas nacionais. O estilo nacional exaltado pelos portais românicos e manuelinos. 

A decoração puramente naturalista, parras e folhas de acanto em simbiose com anjos e aves. 

Talha dourada

A talha dourada assume um personalidade ímpar uma vez mais numa altura sensível da economia nacional ajudando a afirmar a causa Portuguesa e é por si só um dos factores que levou a que D. João V, fosse chamado de magnifico. 

A paz Ibérica aliada a descoberta de ouro e diamantes brasileiros tornaram Portugal o pais mais rico da Europa.

Talha dourada

A sucessão D. João V. é feita por D. José, seu filho marcada pela abundância de recursos derivada dos diamantes e metais preciosos do Brasil, permitindo uma arquitectura luxuosa. No entanto esta época do Rococó é marcada tragicamente pelo terramoto de 1755.

Talha dourada

Os elementos estilísticos deste período são os concheados, anjos, volutas, colunas pseudo-salomónicas e folhas de acanto, sendo que ainda era visível a forte influência da talha Joanina.

Em Lisboa segue-se depois um espirito de reconstrução pós terramoto, constituída por materiais pré-fabricados, seguindo as formas do Rococó.

Talha dourada

A última corrente em Lisboa é de caracter profano e influência francesa caracterizada por sumptuosas decorações palacianas, em talha e estuque dourado ao gosto da aristocracia.

O neoclassicismo marca o fim da talha de grande qualidade em Portugal, pois o número de edificações religiosas é nulo. Seguiram-se depois os modelos Clássicos Romanos e a perca da originalidade de novas criações fruto da necessidade de se respeitar as ordens arquitectónicas Clássicas.

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com