(08-12-2024 às 01:07:58)
Valores de Referência em Bolsa
VALOR DE COMERCIANTE
As Moedas em ouro da Suiça |
O franco suíço é a moeda oficial da Suíça e tem por símbolo Fr (ou SFr para o distinguir dos outros francos) e por código CHF. É divisível em 100 cêntimos. O franco suíço é emitido pelo Banco Nacional da Suíça. O franco suíço é o resultado da união monetária entre os cantões suíços em 1850, vindo a substituir as moedas cantonais e regionais. Antes de 1850, cerca de 860 moedas diferentes estavam em circulação na Suíça e todas tinham curso legal.
Consulte aqui e obtenha o melhor valor! Visite também, peças com mais valor, Avaliador Oficial e critérios de avaliação. Contacte-nos! O seu valor inicial estava em paridade com o franco francês. Entre 1870 e 1914, a união monetária latina ligou a lira italiana, o franco suíço e o franco francês, que podiam, em teoria, ser utilizados em qualquer um destes países. Com a abolição da união aduaneira e monetária com a Áustria, em 1919, o Liechtenstein adoptou o franco suíço como moeda oficial.O franco suíço é, junto com o dólar estado-unidense e o euro, uma moeda de refúgio pela sua grande estabilidade.
As moedas ostentam efígies do herói nacional Guilherme Tell, de Helvetia, a mãe da pátria, assim como a cruz suíça, a coroa de louros, uma espiga de trigo e diversas flores. Nas notas figuram os retratos de diversos artistas na face e das respetivas obras no verso. Estão representados artistas como o arquiteto Le Corbusier, o compositor Arthur Honegger, a artista plástica Sophie Taeuber-Arp, o escultor Alberto Giacometti, o escritor Charles Ferdinand Ramuz e o historiador de arte Jacob Burckhardt. As primeiras moedas existentes na região onde hoje em dia existe a Suíça eram celtas, chegando depois as moedas romanas, no século I a. C., seguidas pelas merovíngias, no século VI, e pelas germânicas. No século XIII, nasceu a Confederação Helvética, mas a cunhagem de moeda era feita a nível local. Até 1798 cerca de 75 entidades emitiam dinheiro na Suíça e havia mais de 800 moedas diferentes em circulação. Nesse ano, a recém-nascida República Helvética lançou uma moeda baseada no franco francês, o franco suíço. Em 1803, a república dá lugar a uma confederação e, em 1815, foi garantida a independência da Suíça. Nesse mesmo ano, cada cantão voltou a ter direito a cunhar a sua própria moeda. O cantão de Genebra foi o primeiro a adotar o franco suíço como moeda oficial, em 1838. Dez anos mais tarde, em 1848, a constituição suíça estabeleceu que o direito de emitir dinheiro cabia exclusivamente à Confederação Helvética. Assim, em 1850, como resultado da união monetária que na altura foi feita entre os diversos cantões, o franco suíço substituiu as moedas cantonais e regionais que estavam em vigor. Na altura, tinha um valor equivalente ao franco francês. O franco suíço é também a moeda oficial do Liechtenstein desde 1919, quando este principado aboliu a união aduaneira com a Áustria. O exclave italiano de Campione d’Italia e o alemão de Busingen também utilizam o franco suíço. O franco suíço é uma das moedas mais estáveis do mundo, sendo por isso uma divisa muito procurada. Foi a divisa mais forte do mundo no século XX. 20 Francos Suiços País: Suiça Todas as moedas são únicas, cada uma com o seu estado de conservação. A informação sobre o diâmetro, peso, valor facial e ano deve ser confirmada presencialmente. Conheça as peças com mais valor! Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor. Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação! New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! |