Cotação actualizada ao minuto

(24-03-2019 às 21:48:26)

VALOR DE COMERCIANTE

Museu do Ouro de Travassos

 

É no concelho de Póvoa de Lanhoso que se promovem uma série de actividades relacionadas com o ramo de ourivesaria.

Museu de Ouro de Travassos

Rico em oficinas artesanais e inúmeros vestígios arquitectónicos, o Museu do Ouro de Travassos surge como o resultado de um projecto que tem como principal objectivo desenvolver um processo de valorização e de dignificação do trabalho artesanal do ouro.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Avaliador Oficial

póvoa de lanhoso

Inaugurado em 3 de Março de 2001, desde esta data tem vindo a desenvolver actividades como exposições, edições de brochuras, visitas guiadas e trabalho com escolas do conselho de Póvoa de Lanhoso. 

crucifixos em ouro

Estas actividades pretendem promover a dinamização das oficinas ainda em funcionamento e a colaboração na restauração das que se encontram em ruínas de modo, a constituir um pólo dinamizador da região que possibilite a troca de saberes e experiências tradicionais sendo dirigida a toda a região e a diferentes públicos. 

bolas de viana

A ideia da criação do Museu de Ouro foi o resultado do esforço do ourives Francisco de Carvalho e Sousa que ao longo dos seus 50 anos de actividade foi recolhendo espólio e documentação. 

coração de viana em ouro

De entre esta colecção destacam-se objectos em ouro (Diadema da Idade do Cobre, três torques castrejos, brincos medievais e grande quantidade de peças de filigrana, brincos, argolas, cruzes, contas de colar, relicários...) objectos em prata (terços e "olhos de Santa Luzia" mais alguns dos poucos trabalhos feitos em prata nesta zona) utensílios utilizados no fabrico de peças de ourivesaria (cunhos, cortantes, cadinhos, cacifos, pedras e pontas de toque, frascos de ácidos e reagentes, balanças de ourives...) muitas das vezes feitos pelos próprios ourives utilizados posteriormente; mobiliário e equipamento de oficinas (bancas de trabalho, máquinas de cilindrar o ouro e para fazer chapa ou fio, os bancos de puxar o fio, foles da forja); livros de registos de clientes, cartões, facturas e recibos de empresas de ourivesarias, esboços e desenhos de peças de filigrana, livros de fumos, correspondência, punções com marcas de ourives; bibliografia sobre a região minhota e a ourivesaria. 

pulseira em ouro

O Museu de Ouro engloba duas oficinas de épocas diferentes não estando no activo mas pertencentes à Casa de Alfena e também poucos metros adiante existem outras duas oficinas das quais uma está em funcionamento e a outra actualmente, serve de corte de gado cuja antiguidade se traduz na luminosidade que entra pelas janelas, essencial ao trabalho de ourives mas que foi tapada por um portal que designa a data de 1742. 

fios de contas de viana em ouro

Na década de setenta funcionavam 50 oficinas na freguesia de Travassos mas actualmente, apenas 40 oficinas é que se encontram no activo.

No entanto, ambas demonstram o rico património arquitectónico e o vasto espólio de material que se encontra disperso necessitando de ser preservado.

brincos arcadas em ouro

Para além de todo este material de arte de trabalhar o ouro existe um saber-fazer que ainda se mantém vivo mas que se encontra constantemente ameaçado pelo crescente progresso de novas técnicas e máquinas que substituem e facilitam o trabalho, aumentando o lucro apesar de esta arte vir a ser esquecida.

brincos ouro

Interligada a esta actividade há uma vasta memória colectiva num vocabulário próprio e original, dizeres, cantares, ritos e rituais religiosos característicos desta população.

contas de viana em ouro

Clique aqui para saber as cotações das barras de Ouro e Prata!

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com