Cotação actualizada ao minuto

(16-12-2019 às 07:09:09)

VALOR DE COMERCIANTE

O Camafeu

 

A palavra camafeu é originária do latim "cammaeus" e significa pedra entalhada ou esculpida e o seu nascimento data o ano 300 a.C., na alexandria no Egipto.

A sua utilidade foi direccionada para a decoração de jóias e adornos para roupas.

Camafeu

Inicialmente, a gema mais utilizada para a produção de camafeus foi a ágata e mais tarde, já a partir do século XIX foi a concha.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valor, Avaliador Oficial e critérios de avaliação. Contacte-nos!

Avaliação Oficial

As gemas podem ser gravadas como uma imagem negativa (intaglio ou entalhe) ou trabalhadas em relevo.

Os camafeus mais apreciados e produzidos da ágata, do ónix e da sardónica continham imagens de deuses gregos, cenas mitológicas e figuras femininas bastante intensamente adoradas pelo povo grego e romano.

Camafeu

No período Helenístico, as jovens mulheres desfilavam camafeus com a figura do deus Eros como um convite sedutor ao amor.

Dita a lenda que a morte do Papa Paulo II deveu-se ao facto de este ser um ávido coleccionador de camafeus, no sentido de que, o número excessivo de jóias em camafeus que transportava nos dedos, lhe teria causado uma pneumonia devido à sua temperatura fria.

Camafeu

Até ao século XIX, os camafeus também eram apreciados e utilizados pelo sexo masculino em elmos, capacetes, peitorais de armaduras, punhos de espada bem como broches e anéis.

Outra figura histórica apaixonada pelos camafeus foi Napoleão Bonaparte tendo até mesmo fundado em Paris uma escola para ensinar a arte de produção de camafeus a jovens aprendizes.

No século XVII era considerado refinado culturalmente um cavaleiro que coleccionasse ou portasse peças em camafeus.

Camafeu

Ao longo dos tempos, os camafeus para além de decorarem jóias foram utilizados para a decoração de vasos, baixelas, taças e copos.

Entre os séculos XV e XIX, os nobres e as pessoas ricas apreciavam-nos bastante.

CamafeuDurante o reinado da Rainha Vitória, os camafeus foram ganhando popularidade e estes se tornaram moda entre as mulheres da época começando a serem usados como pinos em blusas, vestidos ou sob a forma de pingentes numa fita de veludo preta ou de cetim em volta do pescoço.

Durante a Era Vitoriana (1837-1901), a cada década surgia novas tendências de jóias, mas o camafeu permaneceu o favorito.

Nos tempos antigos, o intaglio foi usado para selar papéis ou para marcar propriedade.

Posteriormente, tornou-se uma jóia utilizada pelas mulheres.

O camafeu é o oposto do intaglio, pois, trata-se de um retrato ou uma cena esculpida em relevo com um fundo contrastante colorido.

Camafeu

No século XIX, artesãos qualificados utilizavam pedras preciosas, pedras, conchas, lava, coral e materiais sintéticos para a produção de camafeus.

Localizada na baía de Nápoles, a pequena cidade italiana Torre del Greco continua a ser até aos dias de hoje a referência mundial na arte da produção de camafeus.

CamafeuEsta zona utiliza diferentes tipos de conchas do mar e corais para a produção manual com ferramentas de aço, em que seleccionam as conchas, calculando o número de camafeus a serem obtidos a partir delas.

Idar-Oberstein, na Alemanha também possui um grande centro de produção de camafeus.

CamafeuNessa cidade, os camafeus são produzidos a partir da ágata branca (em abundância na região), da cornalina e do ónix.

Nesta região, as gemas são primeiramente coloridas em cores previamente escolhidas para serem posteriormente, gravadas ou esculpidas com a ajuda de computadores devido à sua dureza utilizando como padrão uma peça original feita manualmente.

Camafeu

Por fim, a cor é quimicamente retirada da superfície da gema com produtos químicos, ficando a sua cor branca original.

CamafeuTem jóias antigas? Pretende avaliá-las? Contacte-nos!

Uma jóia antiga pode ter mais valor, nós compramos as jóias que já nao usa.

Conheça a opinião dos nossos Clientes!

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com