Cotação actualizada ao minuto

(21-05-2019 às 03:47:30)

VALOR DE COMERCIANTE

Volta a Portugal em bicicleta

 

Considerado o maior evento de ciclismo português e o maior evento desportivo realizado anualmente em Portugal, a Volta a Portugal em bicicleta é uma corrida de longa distância, realizada por etapas em Portugal.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

 Avaliador Oficial

Volta a Portugal em bicicleta

É uma das competições por etapas mais antigas do Mundo. Esta competição foi organizada por uma parceria entre os jornais "Diário de Notícias" e os "Sports" que se inspiraram no "Tour de France" inventado pelo jornal" L'Auto" em 1903. A Volta a Portugal em bicicleta surge a seguir ao "Giro d'Itália". 

Volta a Portugal em bicicleta

Iniciou-se a 26 de Abril de 1927 e percorreu o país durante 20 dias, num percurso de 2000 Km por 18 etapas tendo tido como última paragem a cidade de Lisboa que recebeu os participantes com grande euforia.

Volta a Portugal em bicicleta

A criação da maior prova de ciclismo português deve-se a Raul Oliveira do jornal "Os Sports", pois, o jornalista fazia parte da comitiva do Tour de 1919 e organizara a primeira volta a Lisboa em 1924 quando ainda exercia funções no "Diário de Lisboa". 

Volta a Portugal em bicicleta

O seu regulamento foi publicado no jornal "Os Sports" de 4 de Fevereiro de 1927 e o primeiro itinerário realiza um desenho paralelo à linha da fronteira do continente português.António Augusto Carvalho sagrou-se o primeiro vencedor naquela que viria a ser chamada de Prova Rainha do Ciclismo Português. 

Volta a Portugal em bicicletaA realização da primeira Volta a Portugal foi um banco de ensaios em termos económicos, mas os encargos terão sido de tal ordem que, não obstante a popularidade alcançada, os empreendedores só conseguiram repetir o evento quatro anos mais tarde, em 1931. Com a Guerra Civil de Espanha a Volta não se realiza em 1936-37 e, devido à II Guerra Mundial, interrompe de novo entre 1942-45.

Volta a Portugal em bicicleta

Em 1953-54 a Volta não se faz por falta de organizador e em 1975 não se realiza devido à revolução vivida após o 25 de Abril de 1974. 

Heróis da Volta

Desde cedo, os heróis da Volta a Portugal em bicicleta foram escolhidos pelo público dada a dureza, popularidade da prova e a superação dos atletas.Os primeiros rivais da Volta que fizeram vibrar o país foram José Maria Nicolau (vencedor em 1931 e 1934) e Alfredo Trindade (vencedor em 1932 e 1933).

Volta a Portugal em bicicleta

O primeiro vencedor foi uma das primeiras grandes figuras do SL Benfica enquanto Alfredo Trindade, representou Sporting CP em 1933 (no ano anterior representou o Rio de Janeiro, emblemático clube do Bairro Alto). 

Volta a Portugal em bicicleta

O mais jovem vencedor da Volta, estreou-se em 1950 mais conhecido por Alves Barbosa cuja vocação herdou do pai, outro ciclista de alto nível), vencendo também as edições de 1956 e 1958. Registados na história desta modalidade ficaram os inúmeros despiques com adversários de classe como o conhecido Ribeiro da Silva, Dias dos Santos, Luciano de Sá e Moreira de Sá.

Volta a Portugal em bicicleta

Natural de Lordelo, Ribeiro da Silva venceu as edições de 1955 e 1957, a sua primeira vitória ficou marcada pela agressão por populares ao líder da prova, o seu rival António Barbosa em Lisboa a poucos quilómetros da meta final.

Volta a Portugal em bicicleta

O maior entre todos os ídolos dos portugueses nesta prova foi sem dúvida Joaquim Agostinho.Foi vencedor por três vezes da Volta (70,71 e 72) aos quais se juntariam os sucessos internacionais, conferindo assim uma aura ainda mais mágica à sua prestação nesta prova.

Volta a Portugal em bicicleta

Marco Chagas foi o conquistador até 2012 do recorde de vitórias na Volta, com 4 triunfos averbados, considerado um símbolo eterno da competição. Derivado ao controlo anti-doping em 1979 e ao seu afastamento da edição de 1984, não teve a oportunidade de alcançar a sua 5ª vitória sendo esta atribuída a Joaquim Sousa Santos em 1979 e ganha por Venceslau Fernandes na edição de 84.

Volta a Portugal em bicicleta

O "Eterno 2º Classificado" foi atribuído a Vítor Gamito pois, venceu as edições de 93, 94, 97 e 99 assumindo deste modo, o papel de favorito dos portugueses durante a década de 1990 e quebrando o enguiço com a vitória no ano de 2000.

Volta a Portugal em bicicleta

Cândido Barbosa, conhecido como o "Foguetão de Rebordosa" ou o " Ciclista do Povo" merece lugar nesta lista apesar de não ter vencido nenhuma edição simplesmente porque apenas lhe foram atribuídas 25 vitórias em etapas em 12 edições vencendo em etapas 9 edições consecutivas e vencedor por 8 vezes a Camisola Branca, estabelecendo deste modo, um recorde na competição.

Volta a Portugal em bicicleta

Vestiu a camisola amarela em 8 anos distintos, somando 17 dias como líder da prova.Esteve perto de alcançar esse objectivo em 2005 quando terminou a apenas 34.2 segundos do vencedor Vladimir Efimkin.Em 2006 foi terceiro e em 2007 novamente em segundo lugar só perdendo no Alto da Torre. 

Volta a Portugal em bicicleta

Natural da Galiza, David Blanco com a sua dedicação e empenho conseguiu atingir a vitória na Volta em 2006, 2008, 2009,2010 e 2012 conquistando o seu lugar na história e no coração dos portugueses.

Volta a Portugal em bicicleta

Nesta edição de 2013 procurará a sua 6ª volta.O maior evento de ciclismo português teve também outros corredores que sem a terem vencido também merecem o seu destaque como José Azevedo, João Rebelo, Jorge Corvo; vicente Ridaura, Raul Matias e os sprinters Paulo Pinto, Pedro Silva, João Lourenço, Carlos Santos, Carlos Marta, José Amaro e Alexandre Ruas. 

Volta a Portugal em bicicleta 2013

Reflorescida a cada ano que passa e orgulhosa da sua história, a Volta a Portugal em Bicicleta realiza a sua 75ª edição como um dos maiores símbolos de identidade nacional. Este grande evento aumenta expectativas e anseios sobre o que se vai desenrolar entre 7 e 18 de Agosto quando, 86 anos depois de nascer, surge a 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Volta a Portugal em bicicleta

Depois de três anos consecutivos a receber o final da competição, Lisboa assistiu desta vez à Grande Partida no coração da cidade enquanto Viseu, em plenas Festas de S. Mateus, irá receber e brindar aos vencedores. Entre o início e a etapa de consagração têm a palavra os homens que a história vai recordar um dia.

Volta a Portugal em bicicleta

EQUIPAS

Vão participar na 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros cerca de 160 corredores distribuídos por 17 equipas, onde se contam 11 nacionalidades que têm como missão suceder a David Blanco, o galego que venceu o ano passado e tem várias vitórias na Volta a Portugal.

Volta a Portugal em bicicleta

Blanco tornou-se o recordista, no ano passado, quando foi coroado na cerimónia do Marquês de Pombal. A dúvida desta 75ª edição é: quem vai pospor-se ao Rei Blanco na mais antiga prova velocipédica portuguesa?  

Conheça agora as bicicletas mais caras do mundo

Bicicleta de ouro

Quem alguma vez já andou de bicicleta nunca mais esquece. Porém impensável para algumas pessoas é gastar uma fortuna numa bicicleta. 

 

Em tributo a este evento conheça a super bicicleta construída em homenagem a Lance Amstrong.

Volta a Portugal em bicicleta

Madone 5.9L com diamantes incrustados, com sete diamantes artificiais e mais 300 diamantes brancos.

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com