Cotação actualizada ao minuto

(21-11-2018 às 12:17:43)

VALOR DE COMERCIANTE

Joana Vasconcelos em Bilbao

12/02/2018

 

Joana Vasconcelos em Bilbao 

Esta sexta-feira (dia 9 de fevereiro), Joana Vasconcelos abriu as portas do seu ateliê, no Edifício Gonçalves Zarco, na Doca de Alcântara, para desvendar a exposição que está a preparar para o Museu Guggenheim de Bilbao (Espanha). I’M YOUR MIRROR, comissariada por Petra Joos e Enrique Jucosa, inclui uma seleção de cerca de 30 obras, de 1997 até hoje, bem como novas peças e uma instalação criada especificamente para o átrio central do museu.

A peça que dá nome à exposição – que estará patente no Guggenheim de 29 de junho a 11 de novembro – trata-se de uma máscara veneziana composta por dezenas de espelhos, com molduras desenhadas pela artista, em sobreposição como escamas. «Estamos a falar de 231 molduras de duplo espelho, portanto de 462 espelhos. A máscara pesa [cerca de] duas toneladas e meia», explicou Joana Vasconcelos em conferência de imprensa. «É uma peça que fala da máscara que colocamos, mas também da forma como olhamos para nós próprios.»

O título da peça (e, como já referido, também da exposição) é inspirado numa música escrita por Lou Reed e interpretada por Velvet Underground e Nico. «Estamos, também, no território d’O Espelho, de Machado de Assis; ou na imagem refletida no poema Depus a máscara e vi-me ao espelho, de Fernando Pessoa, um dos mestres no uso de máscaras; ou, no campo da psicologia analítica de Jung, mais concretamente, no processo de individuação», lê-se em comunicado.

Destaca-se ainda uma outra peça, também nova: um anel de noivado, designado de «Solitário». Jantes douradas de automóveis de luxo formam um círculo de um anel monumental, coroado no topo por uma pirâmide invertida de copos de uísque de cristal, que representam um diamante gigante. Joana Vasconcelos transforma, assim, objetos e clichés da sociedade de consumo em obras de arte, com uma forte carga de significação. Neste caso em particular, há a conjugação de «dois dos mais estereotipados símbolos de desejo feminino e masculino – diamantes e automóveis».

Fonte http://epicur.pt/joana-vasconcelos-a-caminho-do-museu-guggenheim-de-bilbao/

< VOLTAR

Inserir comentário

Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Contudo e, porque privilegiamos a confidencialidade da informação que nos envia, o seu email nunca será apresentado.

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com