(08-12-2024 às 00:28:55)
Valores de Referência em Bolsa
VALOR DE COMERCIANTE
Breguet |
Abraham-Louis Breguet não era somente um brilhante relojoeiro e inventor, mas também um astuto empresário. Graças ao seu discernimento para os negócios e a um aguçado sentido de elegância, teve clientes como Maria Antonietta e Alexandre I.
Visite também, peças com mais valor, Avaliador Oficial e critérios de avaliação.Contacte-nos! Originário de Neuchâtel (oeste), Abraham-Louis Breguet mudou-se para Paris em 1775 onde, depois de um afortunado casamento, abre um ateliê de relojoaria.
Em 1775 casa-se com Cécile L’Huillier, pertencente a uma família da burguesia parisiense. Instala-se por conta própria na alameda do Relógio. Nos anos 1780, cria e vende o primeiro relógio automático com o movimento dito “perpétuo” e inovações técnicas como a mola sonora. A atividade torna-se rapidamente um sucesso e se expande a outros países como Espanha, Inglaterra, Rússia e Império Otomano. Através de sua clientela, entra em contato com grandes personalidades da época: Maria Antonietta, a família de Napoleão, o czar Alexandre I e o rei George IV da Inglaterra. Faz muitas outras inovações e, em 1793, deixa Paris e volta para Neuchâtel com a família depois à cidade de Le Locle, também no cantão de Neuchâtel. Dois anos retorna a Paris. Em 1798, registra o brevê do movimento a força constante. Em 1801, registra o turbilhão. Em 1810 cria o primeiro relógio de pulso sob encomenda da rainha de Nápoles. A retrospectiva apresentada pelo Museu Nacional Suíço, em Zurique, permite descobrir relógios, pêndulos, instrumentos de medida, documentos de arquivo e brevês de toda a obra de Breguet. É meio século de criatividade que representa a era de ouro da relojoaria, antes de sua industrialização.
Na morte do inventor, em 1823, a Casa Breguet é retomada pelo filho, transferida para o cantão suíço de Vaud (oeste) e hoje pertence à multinacional suíça Swatch Group. Em 1881, Breguet obtém o brevê de sua obra mais famosa: o turbilhão, um mecanismo complexo utilizado para reduzir a variação do tempo devido à gravidade. Nove anos depois, faz o primeiro relógio de pulso. O exemplar único do gênero pertencia a Carolina Bonaparte, irmã de Napoleão. Esse relógio foi perdido. Uma elegância eterna Ao contrário dos relógios ricamente decorados, Breguet cria relógios sóbrios, mais simples e lineares. A inovação é um sucesso. O imperador Napoleão Bonaparte, em sua campanha do Egito, usava o famoso relógio de viagem (pequeno pêndulo) criado por Breguet e atualmente no acervo do Museu Nacional Suíço. A exposição em Zurique apresenta também um relógio que normalmente se encontra no quarto do duque de Edimburgo e marido da rainha Elisabete II, Filippo Mountbatten. Como ainda funciona, ele é mantido pelo pessoal do Palácio de Buckingham. A peça mais famosa, porém, é provavelmente o relógio criado a pedido de Maria Antonietta e terminado pelo filho de Breguet em 1827, muito tempo depois da morte da rainha. “Esse relógio foi roubado e depois encontrado alguns anos depois. O original está em um museu de Jerusalém, em Zurique encontra-se uma cópia.
Hayek e Breguet O modelo do relógio de Maria Antonietta foi recriado meticulosamente a pedido de Nicolas Hayek, fundador do Grupo Swatch, ao qual a Breguet foi incorporada em 1999. Agora a fábrica é dirigida por Marc A.Hayek, segundo o qual existem algumas analogias entre Breguet e o tio Nicolas. Breguet não foi apenas um ótimo relojeiro, foi também um visionário, um cientista e provavelmente um dos primeiros empresários capazes de obter brevês e de dar um nome às suas invenções. Breguet foi claramente a expressão de uma feliz síntese de qualidade suíça e francesa, encontrando (é essa a chave de seu segredo) na profissão que escolheu, a medida do tempo, uma linguagem não nacional, mas universal. Visite-nos e avalie as suas peças! Tem jóias antigas? Pretende avaliá-las? Contacte-nos! Conheça a opinião dos nossos Clientes! Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação! Conheça as peças com mais valor! New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! |