Cotação actualizada ao minuto

( 18-09-2021 às 17:18:01 )

VALOR DE COMERCIANTE

Os seis riscos das moedas virtuais

 

Os entendidos na área financeira têm alertado para um conjunto de riscos para quem compra moedas digitais como as bitcoins.

Os seis riscos das moedas virtuais

Tem sido grande a popularidade que, as moedas virtuais têm vindo a ganhar e permitido ganhos elevados aos investidores. No entanto, os reguladores e os supervisores têm feito alertas em relação ao investimento em criptomoedas e as previsões para o valor futuro da moeda oscilam entre o praticamente zero e os 40 mil dólares.

Compramos ouro ao melhor preço!

simulador de ouroVisite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Os seis riscos das moedas virtuais

Riscos de investimento em moedas digitais

Sem supervisão

Frequentemente, os supervisores financeiros têm feito sucessivos alertas sobre os perigos das moedas virtuais, como a bitcoin. O Banco de Portugal publicou nos últimos anos avisos a explicar que “as moedas virtuais não são seguras. As entidades que emitem e comercializam ‘moedas virtuais’ não são reguladas nem supervisionadas por qualquer autoridade do sistema financeiro, nacional ou europeia. 

Os seis riscos das moedas virtuais

Risco de perdas

Caso o investimento em moedas virtuais resulte em perdas não existem fundos que possam fazer face a esses prejuízos. O Banco de Portugal explica também que não há garantias de que as moedas virtuais sejam aceites para as compras de bens e serviços.

Os seis riscos das moedas virtuais

Casos de fraude e pirataria

Num passado recente, houve casos de ataques informáticos a carteiras de moedas virtuais que resultaram em perdas totais para os investidores, nomeadamente, sites fraudulentos que prometiam este serviço mas logo desapareceram, levando com eles as moedas digitais que tinham guardadas.

Os seis riscos das moedas virtuais

Alta volatilidade

As moedas digitais como as bitcoin têm uma elevada volatilidade no preço. O exemplo disso é que, recentemente, no mesmo dia o valor da bitcoin chegou a descer e subir mais de 20%. Essas oscilações podem levar algumas entidades a pensar duas vezes antes de aceitarem bitcoins.

Os seis riscos das moedas virtuais

Risco de bolha

Existem economistas a defender que a bitcoin não tem valor real e que é uma bolha que vai acabar por rebentar. É o caso do prémio Nobel Joseph Stiglitz ou do presidente do JPMorgan, Jamie Dimon. Isto apesar de haver investidores em bitcoins, como Michael Novogratz, um antigo gestor de fundos a prever que a bitcoin suba para 40 mil dólares em 2018.

Os seis riscos das moedas virtuais

As ofertas iniciais de moeda

A popularidade da bitcoin resultou também em ofertas iniciais de moeda virtual, operações em que empresas pedem investimento em moedas virtuais, semelhantes a ofertas públicas de venda. A CMVM já veio alertar os investidores para os riscos destas operações.

Os seis riscos das moedas virtuais

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/galeria/os-riscos-das-moedas-virtuais/

Saiba quais são as peças com mais valor!

Conheça a opinião dos nossos Clientes!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Conheça todos os nossos critérios de avaliação e requisitos de venda.

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso.

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.