Cotação actualizada ao minuto

(15-12-2018 às 18:37:16)

VALOR DE COMERCIANTE
Estaremos encerrados para férias no período entre 24 de Dezembro a 1 de Janeiro 2019.
Regressaremos dia 2 de Janeiro de 2019.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

 

Da Ausência da Moeda à Moeda Virtual

Gros Tournois, prata 990%, valor de 1 soldo e cunhada originalmente em França no reinado de D.Filipe IV e foi imitada posteriormente por outros países da Europa incluindo Portugal no século XIV.

A Ausência de Trocas e de Moedas

Nas primeiras sociedades humanas, as trocas eram raras e não existiam moedas porque as sociedades primitivas eram praticamente autossuficientes e os seus membros não possuiam especialização de atividades entre si.

Da Ausência da Moeda à Moeda Virtual

Este tipo de sociedade prevaleceu na generalidade das sociedades de caçadores-recoletores até há cerca de mil anos atrás e algumas até mesmo permaneceram isoladas até finais do século XIX.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

 Avaliador Oficial

A Troca Direta

Quer entre diferentes sociedades humanas, ou até mesmo entre os membros de uma mesma sociedade, as primeiras trocas eram pouco frequentes e não existia a utilização de moeda. Eram feitas trocas de mercadorias por mercadorias. Estas trocas diretas ocorriam nas sociedades de pastores nómadas e de agricultores sedentários até há cerca de mil anos atrás.

Da Ausência da Moeda à Moeda Virtual

Alguns pastores nómadas e agricultores sedentários permaneceram relativamente isoladas até aos finais do século XIX.

A Moeda-Mercadoria

Da Ausência da Moeda à Moeda Virtual

Quando as trocas entre as diferentes sociedades humanas começaram a ser frequentes, houve a necessidade de usar uma das mercadorias como padrão de valor (unidade de conta) e intermediário das trocas (meio de pagamento).Uma das primeiras mercadorias a ser ultilizada como padrão e intermediário das trocas foi o sal e posteriormente, as conchas.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Mais tarde, as mercadorias que predominaram como padrão e intermediário das trocas foram os metais: cobre, a prata e o ouro.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Guiné, ouro 916% cunhada na Grã-Bretanha entre o século XVII e o século XIX. O exemplar data do reinado de D. Jorge I. Tinha originalmente o valor de 1 libra ou 20 xelins, mas valorizou-se fixando-se em 21 xelins ou 1 libra 1 xelim.

A Moeda Cunhada

Inicialmente, os metais eram utilizados em bruto, como as outras mercadorias moeda.No século VII a.c., os reis da Líbia (na Anatólia, atual Turquia), introduziram as moedas cunhadas, isto é, com peso, forma e impressões padronizadas, que depois se generalizaram.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Uma das primeiras moedas cunhadas em electro, liga natural de ouro e prata na Anatólia no século VII a.c.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Ouro de 990% com peso 3.824 gr e diâmetro 28mm. Criada no século XII, segundo o padrão dinar da dinastia Almorávida. Cunhada nos reinados de D. Afonso I, Sancho I, Afonso II e Sancho II, na regência de Afonso e no reinado de Afonso III. Não é possível determinar o número de unidades emitidas. A emissão cessou na sequência da adoção da libra como unidade monetária em 1253.

A partir de então, passou a ter o valor legal de 1 libra 10 soldos, depois aumentado até 2 libras e 10 soldos. Têm sido suscitadas dúvidas sobre a adatação dos morabitinos, como o aqui apresentado, atribuidos ao reinado de Afonso I, que alguns numismatas entendem serem de reinados posteriores. O poder de compra desta moeda (a não confundir com o seu valor numismático) correspondia a cerca de 100 euros atuais.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Ouro de 990%, com peso de 4.589 e diâmetro de 28mm. Criada cerca de 1360, no contexto da existênciaa da libra como  unidade monetária portuguesa. Cunhada nos reinados de Pedro I e Fernando I. Não é possível determinar o número de unidades emitidas. Tinha o valor legal de 4 libras 2 soldos.

A versão apresentada, do reinado de Fernando I, é conhecida por dobra pé-terra, porque, ao contrário das dobras do reinado de Pedro I, o rei era representado a pé e não a cavalo. O poder de compra desta moeda (a não confundir com o seu valor numismático) correspondia a cerca de 30 euros atuais.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Ouro de 916%, peso 52.15g e diâmetro de 39mm. Criada por Alvará de 22 de março de 1720. Cunhada com a efigie de D. João V. Tinha o valor de 24000 réis.O poder de compra desta moeda (não confundir com o seu valor numismático) correspondia a cerca de 2.000 euros actuais. 

As notas (ou Moeda Fiduciária)

Cedo, mais precisamente no século XI, a China teve a iniciativa de introduzir títulos de papel representativos de moeda cunhada, que as entidades emissoras se comprometiam a converter à vista e ao portador em moedas cunhadas.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Uma placa de impressão da dinastia Yuan e uma nota de banco com palavras chinesas e mongóis.

A ideia de atribuir o nome de moeda fiduciária, advém de que o valor da moeda de papel se baseia na confiança de que a conversão está efetivamente assegurada.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Na Europa, desde o século XVIII começaram a surgir experiências de curso forçado de notas inconvertíveis em metais. Sem conversão assegurada em moeda metálica, a confiança em que assenta a moeda fiduciária passou a ser a de que ela é generalizadamente aceite pelos agentes económicos.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

500 escudos Chapa 2 (Efígie de Vasco da Gama) Emissão: 14 de Fevereiro de 1924 e Retirada de circulação 7 Dezembro de 1925. Esta nota foi prematuramente retirada de circulação, por terem sido postas em circulação por Artur Alves Reis na burla do Banco Angola e Metrópole em 1925 cerca de 200 000 exemplares.

Os depósitos bancários à ordem

Foram sendo criados, gradualmente, com o desenvolvimento do sistema bancário, hábitos de efetuar pagamentos por transferência de depósito à ordem, desde cheques aos cartões bancários de débito e de crédito. 

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Pagamento com Cheques

Os cheques passaram a ser utilizados como ordem de pagamento dada por um cliente a um banco no qual tem um depósito à ordem, ao passo que, os cartões de débito surgiu como um instrumento para realizar pagamentos por débito de um depósito à ordem, seja por utilização em terminais adequados, seja por transformação em notas numa máquina de transações automáticas (ATM).

As faces nacionais das moedas metálicas de euro que atualmente são emitidas em Portugal e todos os dias utilizamos reproduzem selos de autenticação de documentos oficiais dos primeiros tempos do Reinado de Portugal. Os símbolos neles contidos são análogos aos que, pela mesma época, foram cunhados nas moedas de morabitino.

Um cartão de crédito tornou-se um instrumento para realizar pagamentos pelos quais o cliente fica em dívida ao banco até um certo limite, devendo pagar o crédito em prazos determinados no contrato relativo ao cartão. 

A moeda Eletrónica

As novas tecnologias e o seu desenvolvimento criaram a possibilidade de realização de pagamentos de pagamentos por mero registo eletrónico, sem necessidade de utilizar meios físicos de intermediação.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Pagamento através de swartwatch

Com tamanha evolução e inovação, surgiram até mesmo várias tentativas de criar moedas eletrónicas à margem das autoridades monetárias nacionais e das instituições bancárias, apenas manipuláveis atrvaés da internet, com o bitcoin.

Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual

Representação da Bitcoin

Bitcoin tornou-se uma moeda digital que pode ser utilizada como meio de pagamento, controláveis por uma rede peer-to-peer sem depender de bancos centrais e já se tornou um mercado de bilhões de dólares.

Fonte: Da Ausência de Moeda à Moeda Virtual, Unicâmbio em parceria INCM, Museu Casa da Moeda e Apoio Banco de Portugal.

Tem jóias antigas? Pretende avaliá-las? Contacte-nos!

Não compramos só o peso! Conheça todos os nossos critérios de avaliação.

Saiba quais são as peças com mais valor!

Conheça a opinião dos nossos Clientes!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com