Cotação actualizada ao minuto

(17-02-2019 às 18:15:41)

VALOR DE COMERCIANTE

História da Platina

 

Iniciando-se no século XVIII, a primeira referência sobre o uso da platina data de 700 ac, através do famoso guarda-jóias de Tebas, cidade situada à sudeste do Egito, próximo a Luxor.

Este guarda-jóias tem a forma de uma pequena caixa decorada com hieróglifos em ouro, prata e uma liga de metais do grupo da platina.

Platina, assim denominada pelos espanhóis, tem origem do diminutivo de Plata, palavra espanhola de Prata.

platina

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Acreditava-se que a platina era uma espécie de ouro prematuro, sendo utilizado por muitos anos sem ter nenhum valor, a não ser como meio de imitação.

No século XVIII, a platina foi um forte desafio para os cientistas que procuravam entender e usar o metal, dificuldades advindas desse metal em muitas de suas aplicações e propriedades, como seu alto ponto de fusão e elevada resistência à corrosão.

anel de platina

Neste mesmo século, as primeiras amostras de platina chegaram à Europa, quando as primeiras experiências com este metal foram realizadas pelo médico Inglês William Brownring que as comunicou à Royal Society em 1750. Em 1775, L'Ísle conseguiu pela primeira vez fundir platina que havia separado de uma mistura de ferro e areia.

Em 1786, Pierre-Francois Chabaneau desenvolveu e patenteou um processo de produção de platina maleável. Em 1751, pesquisadores como Sheffer obteve êxito ao adicionar arsênio na fusão da platina.

porcelana pintada a platinaEm 1782, Lavoisier realizou a verdadeira fusão utilizando oxigênio. 

Durante longo tempo, em torno de 25 anos após essa técnica, a platina foi muito utilizada para decoração de porcelana, na fabricação de artigos de laboratório e ornamentos.

Em 1800, William Hyde Wollaston e Smithson formaram uma sociedade em Londres com o propósito de aperfeiçoar a tecnologia de refino da platina, dedicaram-se durante quinze anos no tratamento de minérios, incluindo aqueles originários da América do Sul.

platina

Dentre diversas manipulações para purificação da platina, uma consistia em adicionar água régia. Assim, da precipitação do composto resultante, esse era então retirado e a solução nas experiências iniciais era descartada.

Posteriormente, Wollaston estudou esta solução, o que levou por conseqüência a descoberta do paládio em 1803, e a seguir do ródio em 1804.

platina

Adicionando cianeto de mercúrio à solução, obtinha um precipitado amarelo e que após diversos processos de lixiviação do precipitado, resultava em um metal branco, denominando-o por sua vez de paládio, em alusão ao recém descoberto asteróide Pallas.

platinaO método de Wollaston foi, de certa maneira, precursor de algumas das modernas técnicas metalúrgicas aplicadas na obtenção de platina.   

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com