Cotação actualizada ao minuto

(18-07-2019 às 20:34:22)

VALOR DE COMERCIANTE

A Platina na Indústria

 

Como catalisador na indústria automóvel e indústria química esta é a área considerada a segunda maior aplicação da platina, sendo que a primeira é para a joalharia, em concreto para o mercado japonês que é um grande apreciador deste material nobre e raro.

Na indústria automóvel a aplicabilidade da platina tem feito com que o seu valor aumentasse e o consequente consumo desta na joalharia decrescesse entre o ano de 2005 e o ano 2006.

CATALIZADORES

 

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

A função desta como catalisador automóvel é a de "limpar" os gases do escape dos veículos. As reacções que ela catalisa convertem o monóxido de carbono (altamente tóxico) em dióxido de carbono, oxidam os hidrocarbonetos residuais no motor e reduzem os óxidos de azoto reconvertendo-os em N2.

Os aviões utilizam também catalisadores com platina nos seus filtros de ar, para a conversão do azoto concentrado a grandes altitudes em oxigénio, para que possa ser respirado pelos seus ocupantes.

avião

As propriedades catalíticas da platina também são empregues na indústria química no fabrico de ácido nítrico (amónia queimada na presença de platina originando o ácido nítrico/monóxido de azoto).O mesmo se aplica na produção de silicone, benzeno e xilenos, a platina é utilizada em eléctrodos nas células de combustível.

Esta aplicação está disseminada em aeronaves de exploração espacial. Neste âmbito torna-se fulcral um sentido de recuperação e reciclagem da platina com o objectivo de diminuir o requerimento excessivo deste material e reduzir o custo de produção. 

exploração de platina no espaço

A possibilidade de se conceberem folhas de platina com cem átomos aliada á estabilidade inata desta matéria-prima torna-a uma escolha ideal como camada protectora em aparelhos e equipamentos desta indústria. 

particulas de platina

Neste âmbito torna-se fulcral um sentido de recuperação e reciclagem da platina com o objectivo de diminuir o requerimento excessivo deste material e reduzir o custo de produção. Estudos revelam que é possível recuperar com alto rendimento a platina existente nos catalisadores, utilizando o método de extracção por solventes e processos piro metalúrgicos. 

Estes estudos prendem-se com factores económicos-ambientais.

mina

O ciclo de vida da platina inicia-se com a prospecção mineral (análise detalhada (mapeamento) das regiões economicamente viáveis para o efeito), segue-se depois a exploração do minério (extracção das rochas), e por fim a produção de platina fisicamente pura (concentração) e quimicamente pura (refinamento).

Depois de refinada apresenta um grau de pureza superior a 99,95% e pode ser produzida em grão, lingote ou em pó (sponge).

O tempo entre a mineração e a produção do metal é de cerca de 6 semanas.

platina

É importante a tomada de consciência do ciclo de vida da platina e, urge por sua vez um aperfeiçoamento do sistema com o objectivo de um desenvolvimento sustentável.

A reciclagem da platina surge como alternativa para mitigar os impactos no meio ambiente provocados por estas indústrias.

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com