Cotação actualizada ao minuto

(18-08-2019 às 19:01:28)

VALOR DE COMERCIANTE
Encerramos para férias de 7 de Agosto a 1 de Setembro.
Visite-nos a partir do dia 2 de Setembro!

Padrão-Ouro

 

O padrão-ouro ou estalão-ouro foi o sistema monetário vigente entre o sec. XIX até a primeira guerra mundial. Este sistema nasce da teoria quantitativa da moeda elaborada por David Hume em 1752 (modelo de fluxo de moedas metálicas), que demarcava a relação entre moeda e níveis de preço (inflação e deflação). 

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliação Oficial

David Hume, moedas de ouro

Cada banco tinha como obrigação vinculativa a conversão das notas bancárias que emitisse em ouro ou prata, sempre que solicitado pelo cliente.

Com o padrão ouro a Inglaterra conseguiu alcançar a estabilidade económica a qual se manteve até ao fim da primeira guerra mundial.

Inglaterra

O padrão-ouro foi um regime cambial fixo adoptado por todos os países economicamente sustentáveis da sua época. Os países periféricos não fizeram parte deste regime por se calcular na altura que poderiam destabilizar o sistema.

Os países comprometidos com o padrão-ouro fixavam o valor da sua moeda em relação a uma quantidade concreta de ouro e, também se responsabilizavam em realizar uma politica monetária de compra e venda de ouro, de modo a preservar a paridade definida.

balança de pagamentos

Neste regime o banco central de cada país mantinha a maioria dos seu ativos de reserva internacionais sob a forma de ouro. De acordo com este padrão, os fluxos de ouro serviam para colmatar os desequilíbrios nas balanças de pagamento dos países envolvidos.

Se um país fosse deficitário na sua balança de pagamentos, isto é, se a soma de bens e serviços importados do exterior fosse superior à soma de bens e serviços exportados, o país tinha de equilibrar o deficit exportando ouro. Desta forma, os países com mais exportação que importação tornavam-se importadores de ouro.

Bretton Woods Monetary Conference

Em suma, a quantidade de reservas de ouro de um país fixava a sua oferta monetária. Os países superavitários deveriam importar ouro de países deficitários, o que automaticamente elevaria a sua oferta interna de moeda , o que provocaria uma subida de preços retirando competitividade dos seus produtos nos mercados internacionais.

Internacional Monetary Fund

O pais deficitário ao exportar ouro geraria uma contração monetária, provocando um decréscimo nos seus preços internos aumentando a competitividade dos seus produtos no mercado exterior.

O padrão de ouro visava um equilíbrio na economia internacional através de uma harmonia entre os países envolvidos no sentido de manterem uma base monetária consistente com a paridade cambial e como resultado do esforço uma balança comercial equilibrada.

Em 1944 no final da Segunda Guerra Mundial foi criado o padrão económico-financeiro padrão dólar-ouro, na conferência de Bretton Woods.

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! 

 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com