Cotação actualizada ao minuto

(24-03-2019 às 21:49:41)

VALOR DE COMERCIANTE

 

Tipos de Pérolas

 

Tipos de pérolas

Conheça abaixo os diferentes tipos de pérolas existentes. As pérolas South Sea e as Pérolas do Tahiti são consideradas top de linha, isso devido ao seu tamanho, brilho e preço. Quanto maior o tempo de cultivo (que deve ser no mínimo de 3 anos) maior a iridiscência e o efeito arco-íris que a luz branca provoca quando incide sobre a pérola e retorna aos nossos olhos.

Compramos ouro ao melhorpreço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Pérolas de Água Salgada

As pérolas de água salgada são usadas desde a Antiguidade e no passado a única forma de consegui-las era mergulhando em áreas perigosas, com concentração de tubarões e medusas, arriscando a vida de quem as procuravam.

Tipos de pérolas

Pérola Akoya

As pérolas de água salgada incluem as pérolas do tipo Akoya, que são cultivadas principalmente nas águas do Japão e da China. As pérolas Akoya são provenientes das ostras perlíferas, as menores do mundo. As Akoyas tem um diâmetro inferior aos das pérolas dos mares meridionais. Suas formas, perfeitamente esféricas, bem como o lustro luminoso, valorizam a doçura de suas cores.

Tipos de pérolas

As pérolas cultivadas em água salgada vão de 2 mm (minúsculas) até 10 mm (raras) e geralmente elas tem uma cor branca ou creme e o formato redondo.

Pérola de Cultura dos Mares Meridionais – South Sea

Entre a costa nórdica da Austrália, Indonesia e as Filipinas, são produzidas as Pérolas dos Mares do Sul. Nestes mares são cultivadas as pérolas mais belas e maiores do mundo. As pérolas cultivadas nestes mares vão de 9 mm até 20 m e tem a cor natural branca, creme ou dourada. Os tons brancos, prateados e dourados que elas ostentam são sutis, raros e característicos de sua origem prestigiosa.

Tipos de pérolas

As pérolas dos mares meridionais se caracterizam por possuírem um nácar excepcionalmente espesso, bem como um lustro acetinado único, procedente do ambiente favorável em que são cultivadas.

Pérolas de Cultura do Tahiti

E por fim, também de águas salgadas, existem as pérolas do Tahiti ou mais conhecidas pelo lendário nome de “pérolas negras”. No entanto, essas pérolas não são exclusivamente da região do Tahiti, mas também são desenvolvidas principalmente em algumas ilhas e lagoas da Polinésia Francesa.

Tipos de pérolas

São formadas por camadas perlíferas espessas, cercando o cerne e se caracterizam por sua variedade de formas, de diâmetros, de qualidades e de nuances naturais. A espessura dessa capa permite conservar a cor, o lustro e exotismo. O tamanho das pérolas varia de 8 mm a 16 mm. As cores das pérolas cultivadas nesta região podem ser cinza, azul, verde, roxa e pérolas negras.

Tipos de pérolas

Pérolas de Água Doce

As pérolas desenvolvidas em águas doces de rios, lagos e lagoas são predominantemente na China. Embora  muitas delas sejam brancas e assemelham-se às pérolas do tipo Akoya em relação ao tamanho e formato, elas também podem ser produzidas em diversos formatos e em cores pastéis.

Tipos de pérolas

Muitas pérolas de água doce não são cultivadas a partir do nácar de madre pérola, mas sim com um pequeno pedaço de lenço. E isso acaba resultando em uma pérola mais espessa do que a Akoya.

Pérolas Arroz e Freshwater

As pérolas do tipo “arroz” crescem dentro dos órgãos reprodutores da ostra. Também são conhecidas como pérolas Keshi ou papoula. São pequenas, podem ser arredondadas ou compridas, parecendo um grão de arroz. Encontram-se em um grande número de irregularidades em seu pequeno formato.

Tipos de pérolas

A maior incidência é na China. São de água doce, cultivadas em rios e lagos e foram muito usadas para montar colares com 30 ou 40 fios torcidos – uma moda dos anos 80.  

Pérolas Barrocas

São todas as pérolas sem forma geométrica definida. Ou seja, são todas aquelas que, durante o cultivo, não saíram conforme o esperado e não atingem 75% de esfericidade.  As pérolas barrocas podem ser de água doce ou salgada e de uma ampla gama de cores e tons.

Tipos de pérolas

Imitação de pérolas ou pérolas artificiais

Geralmente possuem um revestimento de vidro. A maioria delas são super lustradas, mas não tem o brilho de uma pérola cultivada de alta qualidade. Ourives e joalheiros respeitados conseguem identificar facilmente uma pérola cultivada ou natural de uma pérola que é imitação.

Tipos de pérolas

Pode ser um desafio, embora, identificar uma pérola natural de uma pérola cultivada. Muitas pérolas são submetidas a tratamentos para acentuar seu brilho ou alterar sua coloração.

Formatos de Pérolas

As pérolas possuem diferentes formatos. Quanto mais redonda a pérola for, mais rara e maior será seu preço. Os formatos vistos são os redondos e ovais. Recentemente as pérolas barrocas voltaram com força às maiores tendências de moda. 

Principais formatos:

Tipos de pérolas

Pérola redonda

De formato completamente redondo aos olhos.

Pérola praticamente arredondada

Aos olhos de quem vê é praticamente redonda, um pouco mais achatada do que a completamente redonda. É um pouco mais alongada do que circular.

Gota

As pérolas em formato de gota são simétricas e arredondadas na parte inferior.

Semi barroca ou Barroca

Consideradas todas que são assimétricas e que possuem formato irregular. É completamente visível aos olhos a sua assimetria.

Oval

São simétricas, mais alongadas/achatadas do que as redondas.

Tipos de pérolas

Cores das pérolas

Como mencionamos anteriormente, existem diversas cores de pérolas. Porém, vamos comentar aqui as principais cores que você poderá encontrar de pérolas e as mais comuns. A cor não afeta a qualidade de uma pérola, mas influencia em sua beleza.

Tipos de pérolas

As pérolas possuem uma alta variedade no que diz respeito às cores, desde a cor branca até a negra, existem variações intermediárias.No entanto, é importante distinguir a cor de nuance. Por exemplo: as pérolas possuem cores naturalmente brancas, champagne, douradas, verde e preta. O nuance é a variação entre essas cores, por exemplo, o champagne pode acabar ficando com tons rose. Os nuances geralmente são as cores translúcidas.

Tipos de pérolas

Tipos de pérolas

Brilho / Lustro das Pérolas

O brilho ou o lustro da pérola descreve tanto a beleza da luz refletida da superfície da pérola e ao mesmo tempo a luz refratada do interior da pérola de nácar. O brilho da pérola é um iridescence moderado, em oposição ao brilho reluzente de um diamante. O lustro é o fator mais importante e valioso para considerar a beleza da pérola.

O lustro é mais do que a combinação da brilhosidade da superfície e do brilho interno da pérola. É causado pela entrada da luz dentro da pérola que transcende nas camadas de nácar e refletem de volta aos olhos.

Tipos de pérolas

As condições onde a pérola se desenvolve podem influenciar o lustro de uma pérola, por exemplo, quanto mais rápido o nácar é produzido, menos translúcida a pérola será. E como resultado final, o nácar pode ser fino e não tanto brilhoso.

Exitem quatro categorias do lustro:

Ótimo – o refletimento é nítido, brilhante e afiado
Bom – o refletimento é brilhante, mas não é afiado e elas são levemente obscuras nas beiradas das pérolas
Justo – o refletimento é fraco, obscuro ou um pouco embaçado
Pobre – o refletimento é turvo e disperso.

Tipos de pérolas

As pérolas com maior qualidade e mais caras, possuem a forma totalmente redonda, e o lustro e brilho com alto nível de reflexo.

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça as peças com mais valor!

Conheça as peças em pratas com mais valor!

Saiba quais são os Requisitos de venda à New Greenfil

Consulte o valor de comerciante

Saiba Como agendar a recolha!

Contactos

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com