Cotação actualizada ao minuto

(24-03-2019 às 22:17:37)

VALOR DE COMERCIANTE

Vale a pena investir em ouro?

 

barras de ouro

O ouro acumula uma desvalorização de mais de 16% desde o início do ano, quebrando assim o ciclo de ganhos de 12 anos. Há analistas que falam numa "bolha" e outros que ainda apontam para o facto de o metal amarelo ser um seguro activo.

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma escalada do preço do ouro. Desde 2000 até ao final do ano passado, este metal teve uma valorização superior a 600% mas nos últimos meses o metal inverteu a trajectória de subida, tendo mesmo entrado em bull market.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

ouro

Os principais motivos para a queda do ouro prendem-se sobretudo com o fortalecimento do dólar e também com o aumento do interesse por activos de risco (ações) por parte dos investidores.

O adiamento da pressão sobre o Orçamento e consequente aumento de impostos nos EUA, os bons dados macroeconómicos que podem levar à retirada de estímulos à economia norte-americana e a valorização superior a 600% desde o ano de 2000 são outros dos exemplos que podem justificar esta desvalorização do ouro.

moedas de ouro

Os principais motivos para a desvalorização do ouro actualmente prende-se com a subida do dólar americano, principalmente contra o iene (japononesa) e o franco suiço, bem como a subida dos mercados accionistas, que está a contribuir para uma realocação de activos, com os investidores a venderem ouro e voltarem aos mercados accionistas.

A valorização nos últimos anos terá sido impulsionada pelo receio dos investidores de que as medidas de expansão monetária dos bancos centrais conduzissem a taxas de inflação muito elevadas.

ouro

Esta tendência negativa tem sido agravada pelas noticias relativas a Chipre. Nicósia decidiu vender as reservas de ouro para financiar o resgate financeiro. Embora a quantidade de ouro envolvida seja pequena no contexto do mercado global, cerca de 10 toneladas, os investidores temem que esta medida abra um precedente para que outros países da zona euro com reservas de ouro muito maiores, como Portugal ou Itália, sigam o exemplo.

Segundo análises de algumas casas de investimento, a expectativa para a cotação do ouro é neutral nos próximos dois anos, não se perspectivando nenhuma recuperação significativa. Os economistas do Barclays Capital consideram mesmo que o " ciclo de 12 anos de valorização do ouro terá provavelmente chegado ao fim".

barras de ouro

É verdade que a instabilidade financeira pode fazer com que o ouro recupere um pouco, mas enquanto o dólar continuar a fortalecer-se não se vislumbra uma recuperação deste metal precioso.

A perspectiva de algumas casas de investimento relativamente ao dólar é que o mesmo venha a valorizar nos próximos anos.

Por todas estas questões, a incerteza da continuação do ciclo dourado não levanta dúvidas só aos analistas. Ainda se acredita numa recuperação a curto ou médio prazo apesar de o ouro estar sujeito a todos os tipos de risco dos mercados financeiros.

pepitas de ouro

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com