Cotação actualizada ao minuto

(26-05-2019 às 00:32:49)

VALOR DE COMERCIANTE

Porque altera o preço do ouro?

 

barra de ouro

Inflação

Taxas de juro

Economia dos E.U.A. e do dólar

Balança de pagamentos, balança comercial

Dívida dos E.U.A

Outros factores macroeconómicos

Instabilidade no mundo

Outras alternativas de investimento

A procura por ouro

Fornecimento e mineração de ouro

Política do Banco Central

Mercado de futuros

barras e moedas de ouro

O ouro pode ser considerado um investimento "frustrante" de possuir, porque, na sua raiz, é um activo de difícil valor, e uma falta de conhecimento sobre onde a evolução do preço do ouro pode colocar alguns investidores de fora.

Na maioria dos mercados, há uma abundância de fundamentos, relatórios, sinais e dados que podem ser usados para obter valores mais próximos para o preço real. Um exemplo simples, com uma galinha é possível estimar o número de ovos que irá obter, bem como a carne no próprio frango, subtrair os custos e obter uma boa estimativa para o seu real valor.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

 

Avaliador Oficial

barras de ouro

O mesmo acontece para uma empresa, uma casa, ou até mesmo para outras commodities como o petróleo. O ouro é diferente, porque hoje não tem uma finalidade prática no mundo dos negócios ou nas necessidades diárias dos seres humanos.

No entanto, tudo isso não significa que o ouro seja um ativo totalmente imprevisível ou altamente volátil. Em vez disso, apenas significa que o ouro opera por um conjunto diferente de fatores e princípios. Saber quais são e qual o seu impacto é a chave para responder à questão de "se o preço do ouro irá subir ou descer?".

barras de ouro

Em seguida vemos alguns dos principais pontos que produzem mais impacto sobre o ouro e quais os dados económicos que devemos seguir para perceber a direcção que o preço do ouro irá tomar.

Inflação

A inflação é considerada como o primeiro factor a afectar o preço do ouro, faz portanto sentido quando o ambiente é inflacionário e o valor do papel-moeda está em queda em relação aos outros bens e serviços, as pessoas procuram outra forma de dinheiro (ouro), para valorizar o seu o seu valor.

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) é uma medida de acompanhamento da variação do preço de um conjunto de bens de consumo comuns.

inflação

A CPI ou custo de vida na maioria dos países é rigidamente controlado por governos e podem não incluir áreas chave de gastos como alimentação, energia, serviços públicos, educação e saúde, na tentativa de conter a preocupação com a inflação. O PPI (Índice de Poder de Compra) é uma ferramenta semelhante, mas a partir de uma perspectiva do produtor.

ouro correlaciona-se diretamente na direção onde os preços em geral se deslocam e isso também significa que pode descer quando existe deflação. 

inflação

Taxas de juro

As taxas de juro são outro fator importante indicativo sobre para onde se movimenta o preço do ouro. Durante períodos de altas taxas de juros, o capital é escasso e em alta procura e, portanto, um grande prémio é pago (juros) para aqueles que estão dispostos a emprestar o seu dinheiro.

Esta é uma batalha competitiva e difícil de ganhar sobre o ouro devido à sua natureza maleável, sem fins lucrativos (a menos que esteja no negócio de leasing de ouro) e com as taxas de juro mais altas, portanto, significa menor preço do ouro (correlação negativa).

Fitch Ratings

Os principais dados económicos apontam para a taxa dos fundos federais determinados pelo FOMC (Federal Open Market Committee), oito vezes por ano nos Estados Unidos. Isso define uma taxa de empréstimo interbancário alvo, o que significa que ou torna mais fácil (mais barato) ou mais difícil (mais caro) para os bancos emprestar dinheiro entre si.

Maiores taxas de juros significam que se um banco emprestar pequenos depósitos às pessoas, não é tão facilmente capaz de simplesmente pedir a quantidade necessária a outro banco para aumentar o valor do capital e, consequentemente, aumentar as taxas de retorno.

Economia dos E.U.A. e do dólar

Uma das principais razões pelas quais o dólar dos EUA se tornou a moeda de reserva favorecida em todo o mundo (85% das reservas dos bancos centrais estão em dólares) é porque, durante um período de 40 anos (1931-1971), o dólar era a única forma de papel dinheiro sustentado pelo ouro.

O Presidente Nixon fechou esta janela de ouro-de-dólares em 1971, mas aí já era tarde demais para fazer qualquer coisa sobre isso. O investimento global confiado no ouro era demasiado complexo e extenso tanto nos países que tinham enormes reservas de dólares, ou petróleo (cotado em dólares), bem como outros desenvolvimentos estruturais extremamente evoluídos para desvendar.

barras de ouro

Na época, os EUA eram a única superpotência mundial destinada para a estabilidade financeira, uma vez que o seu papel era ainda tão bom quanto o ouro, o que fez com que para muitos interessados o dólar conseguisse ainda mais destaque.

Então, basicamente o dólar dos EUA tomou o lugar do ouro e todas as suas qualidades positivas sem qualquer forma de ouro na equação.

Isso significa, naturalmente, que o dólar dos EUA se tornou um substituto para o ouro. Com baixo custo e papel ilimitado o governo dos EUA poderia agora conjurar contra a real disponibilidade limitada de ouro.

barras de ouro

A razão principal pela qual o ouro foi valorizado foi por causa da sua raridade e ausência de risco de contraparte, qualidades que o dinheiro de papel não possui.

Balança de pagamentos, balança comercial

A balança de pagamentos observa a quantidade de dinheiro que entra e sai do país, se um país produz lotes de bens desejáveis, tem boas perspectivas de investimento mantendo a sua economia sólida. Uma balança comercial com saldo excedente aumenta a procura da moeda e oferece maior segurança, bem como inúmeras possibilidades de investimento.

balança comercial

Deficits ocasionais são aceitáveis para um país desenvolvido, mas longos períodos de trazer mais riqueza do que exportar levará à desvalorização da moeda. Isto é o que os Estados Unidos têm tentado lidar com nos últimos tempos ($ 500.000.000.000 deficit comercial em 2012) e isso não só afeta o índice do valor do dólar frente a outras moedas, mas afeta o valor relativo de ouro também.

Dívida EUA

A quantidade de dinheiro em dívida para outros países, na forma de títulos do tesouro pode afetar o dólar e, consequentemente, o preço do ouro de vários modos. Não é o impacto que isso terá sobre a credibilidade do dólar como moeda de reserva que valha a pena possuir, ou seja, quando a dívida dos EUA fica muito grande e incontrolável, então os países não vão querer possuí-la porque correm o risco de nunca mais ver esse dinheiro.

EUA

O outro impacto da dívida é sobre a inflação, como já mencionámos anteriormente. Por exemplo, se todos os credores dos EUA e compradores de sua dívida decidirem ganhar dinheiro com esse "dinheiro" comprando bens reais e ativos nos EUA, haverá uma quantidade enorme de dólares perseguindo alguns itens reais o que fará os preços disparar. 

preço do ouro

Outros factores macroeconómicos

É possível inferir o estado de saúde da economia em geral através do PNB/PIB, taxa de desemprego, vendas de casas, vendas no retalho, níveis de stock e o índice de produção, são estes sinais vitais para perceber se a nação está na "direção certa ou errada".

Tais dados podem demonstrar que os E.U.A. possam estar em recuperação, fortalecendo assim o dólar e por sua vez enfraquecendo o ouro.

desemprego

Instabilidade no mundo

Sempre que um grande evento com impacto mundial (tal como um ataque terrorista) acontece, uma espécie de guerra, ou algum tipo de crise, a segurança da posse de ouro é preferida pelos investidores e e os valores do ouro sobem.

O atual sistema financeiro de títulos, os mercados de ações e de dívida com crescimento abastecido só funciona com sucesso fundamentado na relativa estabilidade económica. Por isso, quando um dos pressupostos subjacentes a este sistema começa a falhar ele pode facilmente derrubar o resto dos ativos. Neste ponto o ouro é o principal bem que transcende fronteiras e nacionalidades, sendo conhecido por preservar o valor e a confiança mesmo em alturas de incerteza. 

Outras alternativas de investimento

As altas taxas de juros podem dissuadir os investidores de possuir ouro, mas existem muitas outras alternativas para rentabilizar o dinheiro.

Títulos do governo, commodities e mercados de ações são algumas das opções mais procuradas pelos investidores. Quando o Dow Jones Industrial Average sobe os investidores são tentados a investir o que poderá provocar a venda de ouro para desfrutar de alguns dos ganhos. 

barra de ouro

É claro que o mundo dos investimentos não é simples, mas muitas das vezes é a percepção geral e as tendências do médio investidor que dá mais resultados e forma a realidade. 

É bom lembrar que o ouro só tem valor com base na perceção das pessoas, assim, supondo que os preços do ouro baixam e considerando que existem outras alternativas mais atraentes os investidores fazem a sua escolha interferindo assim na cotação do metal precioso.

É por isso que a paciência é a chave fundamental quando se é um investidor de ouro. Muitas das vezes o movimento da cotação do ouro segue linhas semelhantes com outras commodities, sendo geralmente correlacionado inversamente com o mercado de ações dos EUA.

A procura por ouro

A de procura de ouro mostra que cerca de 45% da procura anual de ouro serve para jóias, 45% para metais preciosos e investimentos e 10% para produção industrial.

Se por qualquer motivo uma dessas áreas mostrar um grande aumento na procura, então os preços do ouro podem subir seguindo as leis naturais de oferta e procura.

Com a China e a Índia a fornecer grande parte da procura recente de ouro, as condições económicas desses países, bem como a estabilidade económica, os feriados, impostos, etc devem ser cuidadosamente monitorizados, pois tudo isso interfere na perceção dos investidores e por conseguinte no preço final do ouro.

barras de ouro

Fornecimento e exploração de ouro

Em contraste, as contracções de fornecimento ou de novas descobertas também pode causar uma mudança no preço de ouro. As tendências recentes de fornecimento de ouro mostram que o ouro é cada vez é mais difícil de encontrar e a sua extração cada vez mais dispendiosa, o que fará uma pressão ascendente sobre os preços. É também expectável que com o crescimento da população mundial a procura de ouro venha a superar a sua oferta provocando a subida dos preços.

mina

Politica do Banco Central

Os bancos centrais, naturalmente, têm muito a dizer no destino do ouro e na sua utilização na economia moderna.

Banco Central Europeu

A quantidade de ouro que os bancos centrais decidem manter como reserva desempenha um fator de consumo de ouro com impacto direto na cotação. Nas últimas décadas temos visto os bancos centrais a desfazerem-se do seu ouro, mas ao longo dos últimos anos eles tornaram-se compradores.

Todos os fatores que afetam os EUA afetam também as outras economias, e o ouro serve sempre como reserva para as economias pobres. A apreciação das moedas dos principais consumidores de ouro, como o Euro e Yuan chinês vão diminuir o preço do ouro

Mercado de futuros

Os preços do ouro são contantemente negciados no mercado de futuros, esta forma de negociação, infelizmente, transformou o ouro em mercadoria altamente especulativa onde os investidores assumem posições com vista a a obter lucros no curto prazo.

commedities

O governo dos EUA e os grandes bancos têm grandes incentivos para manter os preços baixos, o que por vezes faz crescer as alegações de manipulação na venda a descoberto.

Todos os fatores acima mencionados devem ter como objetivo ganhar a longo prazo, as flutuações de preços a curto prazo não devem ser levadas muito a sério.

Conclui-se que o ouro é um investimento históricamente atraente e uma reserva de valor indispensável para qualquer investidor.

topo↑

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! 

 

 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com