Cotação actualizada ao minuto

(26-05-2019 às 00:18:11)

VALOR DE COMERCIANTE

Contrastarias de Lisboa e Porto

 

Considerando o elevado valor dos artefactos em metais preciosos e suas ligas, por forma a diminuir o risco de falsificações e outras fraudes a eles associados, justifica-se a necessidade de garantir os seus toques (permilagem de metal precioso contida numa liga), com vista a uma adequada protecção do consumidor e a uma concorrência leal dos diferentes agentes económicos envolvidos.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Em Portugal, essa garantia, dada pela verificação do toque legal e aplicação da marca de contrastaria junto à marca de responsabilidade, de fabricante ou equivalente, é tarefa das Contrastarias da INCM (Imprensa Nacional Casa da Moeda) com recurso a laboratórios com os métodos analíticos mais modernos e a marcas de elevada segurança contra a falsificação.

Em Portugal, existem duas contrastarias: a de Lisboa e a do Porto. Para além do ouro, as contrastarias comprovam a platina e a prata. As peças de metal precioso estão legalmente marcadas sempre que existem as marcas de punções de duas espécies:

1. Punção de fabrico ou equivalente (vulgarmente conhecida como punção de responsabilidade). A marca de fabrico ou equivalente contém uma marca que inclui, dentro de um perímetro a primeira letra do nome do industrial, do ensaiador-fundidor ou do importador (ou a empresa) e um símbolo próprio, que não se confunda com os que já existem, e não extraído do reino animal.

2. Punção ou punções de contrastaria. Esta produz uma marca em perímetro definido, irregular nas marcas da Contrastaria de Lisboa e octogonal irregular nas marcas da contrastaria do Porto (consultar desenho das marcas). Conforme o metal o símbolo varia:

Ouro: Andorinha em voo para os toques inferiores a 800 milésimas e uma cabeça de veado, para toques iguais ou superiores a 800 milésimas.

Prata: Cabeça de águia voltada para a direita nos toques legais iguais ou inferiores a 835 milésimas, e cabeça de águia voltada para a esquerda nos toques legais iguais ou superiores a 925 milésimas.

Platina: Cabeça de um papagaio.

Na parte inferior, todas estas marcas apresentam o toque correspondente em milésimas.

De acordo com a lei, as marcas permitem para além da responsabilidade, identificar a marca contrastaria e de toque de quem importou ou fabricou, o que fabricou (metal e toque), quem verificou a conformidade e marcou (que contrastaria assegura a qualidade).

Através dos punções das contrastarias portuguesas somos informados em simultâneo sobre o metal precioso usado, o seu toque e a contrastaria que fez o controlo de qualidade e marcação.

Marcas legais das contrastarias de Lisboa e do Porto para ouro, prata e platina:

Ouro

Contrastaria do Ouro de LisboaContrastaria do ouro do Porto

Prata

Contrastaria de Prata de Lisboa

Contrastaria da Prata do PortpPlatina

Contrastaria de Platina de Lisboa

Contrastaria da Platina do Porto

 

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com