Cotação actualizada ao minuto

(18-10-2019 às 11:22:21)

VALOR DE COMERCIANTE

Modelagem em cera

 

Modelagem em cera

arte da modelagem em cera consiste basicamente em esculpir figuras diversas utilizando cera própria para isso. Ao optarmos por esse processo devemos sempre considerar a necessidade após a fundição da peça de uma etapa de finalização do modelo e só então a aprovação e moldagem para seguir o fluxo do processo. 

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

É uma modelagem que requer muita habilidade e concentração do artesão e que possibilita a criação de verdadeiras obras de arte. As ferramentas diferem um pouco das ferramentas para ourivesaria, no entanto, o modelista geralmente confecciona suas próprias ferramentas conforme sua necessidade. 

Modelagem em cera

O início se dá aquando a posse do desenho detalhado da peça que se deseja. A partir deste desenho constrói-se uma máscara da peça, um outro desenho por exemplo de linhas somente em papel transparente e ele será colado num bloco maciço de cera. Com uma agulha presa a um mandril, o desenho será decalcado à cera através de furinhos.

É importante que os esboços da peça sejam feitos, vistas e perspectiva, pois eles serão úteis para dimensões do bloco. Podemos igualmente transferir apenas medidas naqueles casos em que o desenho é mais geométrico e favorece esta abordagem. O desenho completo na cera, já é possível então serrar todas as bordas do bloco que não serão usadas (com a serra para cera!).

Modelagem em cera

Após serrados os pedaços desnecessários, o artesão iniciará o processo de esculpir propriamente dito; arredondar onde é preciso etc. Essa etapa resume-se praticamente em muita sensibilidade, entendimento da peça e atenção, tendo cada modelo suas peculiaridades. Na maioria das vezes o artesão cria suas ferramentas a partir de outras utilizadas na banca.

Na etapa da finalização da peça, deve-se proceder ao acabamento da superfície, podendo-se deixá-la com uma aparência lisa e lustrada. É mais fácil qualquer reparo ou acabamento na cera, portanto o artesão deve buscar uma qualidade de acabamento o melhor possível antes de a peça ser fundida.

Modelagem em cera

Outro fator importante é o de que todos os processos pelo qual a peça passará, “encurtará” um pouco as suas formas, vale então exagerar protuberâncias pequenas, texturas etc. As perdas de dimensão são inerentes ao processo de moldar e desmoldar.

O processo de modelagem está finalizado, restando apenas a colocação do cabo de injeção, sendo a escolha do local um fator vital para uma boa fundição. Cabos muito grossos não devem ser soldados em peças finas e vice-versa. Alguns cabos auxiliares podem favorecer o processo, ou seja, dois cabos finos em pontos diferentes que convergem num cabo mais grosso.

Modelagem em cera

O fluxo de recristalização do metal no processo de fundição é da parte mais fina da peça para a de maior volume. O cabo deve ser posicionado considerando-se essa premissa. Quando este fluxo é interrompido, sempre haverá o risco do aparecimento de poros e outros problemas decorrentes disso.

Actualmente, a modelagem em metal na indústria está praticamente em desuso. A etapa de modelagem de uma peça está muito interligada com o momento da criação. Nesta etapa a forma e a proporção serão trabalhadas, é indispensável que essa sensibilidade para a forma além do conhecimento técnico dos processos industriais estejam presentes. O modelo é uma ferramenta de processo, e como tal deve ser abordado.

Modelagem em cera

O produto ao final das etapas de fabricação será a joia. A ficha técnica deve nascer com o modelo. Todas as especificações necessárias a respeito da peça devem estar detalhadas nesse documento que precisa estar acessível a todos que executarão as etapas. 

As informações devem ser claras contendo instruções claras a respeito das etapas, disponibilizando imagem da peça e aquelas necessárias ao bom entendimento e execução do trabalho. Todas as partes que serão confeccionadas manualmente precisarão ser descritas em detalhe, contendo todas as medidas, especificação de material (ligas), e tipo de soldas a serem aplicadas na peça.

Modelagem em cera

Os conteúdos e instruções da ficha técnica, são uma importante ferramenta ajudando na padronização dos processos aplicados que garantem a reprodução das peças sempre em conformidade com o protótipo. Sempre que uma instrução ou procedimento for ajustado, essa ficha deverá ser atualizada e um registro dessa atualização deve estar no documento. Como documento que é, as alterações deverão ser feitas apenas por pessoa autorizada, e após consenso a respeito das mudanças. 

Modelagem em cera

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! 

 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com