Cotação actualizada ao minuto

( 26-10-2020 às 16:44:18 )

VALOR DE COMERCIANTE

Jóias Portuguesas

 

A vontade de divulgar a ourivesaria tradicional portuguesa através de modelos que reflectem a criatividade lusa e cujo processo de fabrico se mantém fieis às suas origens. Honra esta nossa muito valiosa herança e a vida de dedicação dos ourives e joalheiros a esta arte que é nossa.

Acreditamos que a nossa ourivesaria tradicional representa a excelência da qualidade de produção portuguesa com reconhecimento além fronteiras.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

 Avaliador Oficial

Seguem-se alguns exemplos daquilo que de melhor melhor e mais único se produz em Portugal no sector da ourivesaria com plena identificação ao percurso, história e identidade nacional. São estas peças representativas da ourivesaria e joalharia tradicional portuguesa de fabrico manual em algumas das melhores oficinas de ourivesaria e joalharia no norte de Portugal.

Recriação Minas Novas

Com o descobrimento de ouro no Brasil nos finais do séc. XVIII aumentam as campanhas de prospecção por esse território e descobrem-se também novas gemas. Esta abundância de metais preciosos e a novidade das gemas revolucionaram o conceito de jóia fabricada pelas oficinas de ourives em Portugal.

Recriação Minas NovasRecriação Minas NovasRecriação Minas Novas

Esta tão única joalharia antiga portuguesa em prata e ouro e com pedras incolores é geralmente referenciada com o termo Minas Novas, pois tinha como elemento principal as gemas provenientes de Minas Gerais.

Recriação Minas NovasRecriação Minas Novas

Aqui apresentamos as recriações destes modelos intemporais em prata, ouro e cristal de rocha presentes nos Museus Nacionais e em colecções particulares.

Recriação Minas NovasRecriação Minas NovasRecriação Minas NovasRecriação Minas Novas

Filigrana

A filigrana é uma arte exclusivamente manual que exige muita perícia para trabalhar os finíssimos fios de prata ou ouro entrelaçados e soldados que compõe cada peça. Este trabalho exímio só é possível graças à grande ductilidade do ouro e, em menor grau, da prata.

Filigrana

As filigranas portuguesas são as mais finas e melhores elaboradas em todo o mundo e têm uma personalidade distinta nos modelos, como os típicos corações de filigrana, os colares de contas de Viana, os brincos à rainha, as arrecadas e os relicários.

Filigrana e outra ourivesaria tradicional do Minho (norte de Portugal)

Coração de Viana

Coração de Viana

A ourivesaria tradicional portuguesa tem uma inspiração marcadamente religiosa, e o coração de Viana não é excepção. Este coração que é actualmente utilizado como símbolo da cidade de Viana do Castelo, surgiu em Portugal com a enraização do culto ao Sagrado Coração de Jesus em finais do sé c. XVIII. As chamas que brotam deste símbolo sagrado estão representadas pela cornucópia que está no topo do coração de Viana.

Relicário ou Custódia

O relicário ou custódia deve o seu nome à imagem central da peça onde está representado um altar com uma custódia ao centro.

Relicário ou Custódia

Devido à sua exuberância, com duplas camadas de filigrana, o relicário era a peça eleita pelo emigrante no Brasil para oferecer à sua esposa, mesmo que recorrendo a muitos sacrificios. A missa dominical era o local preferido para a exibição desta rica peça onde era passeada e muitas vezes seguida pelo comentário "Ali vai a brasileira". O relicário ou custódia era por isso também conhecido por "brasileira".

Contas de Viana

O colar de contas era visto pela mulher de Viana do Castelo como modo de aplicação das suas próprias poupanças e era muitas vezes adquirido conta a conta à custa das poucas economias, muitas vezes provenientes das vendas agrícolas.

Contas de Viana

Cada conta tinha por isso muito significado e raramente um colar tinha a volta inteira de contas como agora são usados.

Arrecadas

Arrecadas

As arrecadas ou argolas filigranadas são sucessoras das arrecadas Castrejas (séc. IV A.C.) e são dos raros casos da ourivesaria popular cujo modelo foi imitados pelas classes privilegiadas. Um dos elementos característicos e presente em algumas arrecadas é a "bambolina", um quarto crescente móvel com acabamento polido.

Brincos à Rainha

Brincos à Raínha

Os brincos à rainha foram popularizados pelas mordomas que os usavam quando eram rainhas da festa. São adaptações ao gosto popular dos brincos à rei de três peças com um laço que surgiram em Portugal no início do século XIX. O gosto popular rejeitou as pedras e adicionou a bambolina ao estilo das arrecadas.

Laças

As laças da ourivesaria tradicional, à semelhança dos brincos à rainha, derivam das laças em ouro e diamantes que apareceram em Portugal no reinado de D. Maria I (séc. XVIII).

Laças

Inspiração Nacional

Porque o trabalho de filigrana é de uma enorme versatilidade e porque a criatividade o permite, foram sendo criados novos modelos inspirados na história de Portugal.

Caravela

A caravela portuguesa, a colecção de medalha, brincos e anel com a guitarra portuguesa - uma edição comemorativa do Fado como Património Cultural Imaterial da UNESCO - e o famoso galo de Barcelos são algumas das peças de filigrana inspiradas nas tradições de Portugal.

Guitarra Portuguesa

Guitarra PortuguesaGalo de Barcelos

Galo de Barcelos

Mapa de Portugal

Mapa de Portugal

Jóias de Marcassites

Jóias de Marcassites

As jóias de marcassites são assim chamadas pelo estrangeirismo do mineral marcassita que as compõe e que pelo seu brilho é utilizado desde há muito como simulador de diamante.

Jóias de Marcassites

Tem jóias antigas? Pretende avaliá-las? Contacte-nos!

Uma jóia antiga pode ter mais valor, nós compramos as jóias que já nao usa.

Não compramos só o peso! Conheça todos os nossos critérios de avaliação.

Conheça a opinião dos nossos Clientes!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

Fonte: portugaljewels.com

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com