Cotação actualizada ao minuto

(18-07-2019 às 20:35:03)

VALOR DE COMERCIANTE

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

 

De forma sumária, pretende-se aqui destacar os fatores que influenciam o valor do ouro.

Entre os principais elementos que pressionam o valor da matéria-prima encontram-se a inflação / deflação, taxas de juro, despesa do consumidor, rendimento gerado, risco sistémico e ainda fatores associados com a oferta e procura.

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Moedas

Apesar de, na maioria dos casos, o ouro já não ser considerado como ponto de partida para cálculo do seu preço com vista a apurar o valor de moeda oficial. O seu valor está intimamente relacionado com o valor líquido do mercado cambial.

Com uma relação de valor inversa entre o ouro e o valor do Dólar Americano bem como moedas de outros países onde a moeda de troca tem baixo valor (em alguns casos o ouro é usado como reserva de valor).

A oferta de ouro e o seu preço relativo podem também ser afetadas por alterações na extração do metal precioso pela indústria mineira, o que contrasta com possíveis oscilações de valor provocadas por emissão ou retenção de moeda por países com capacidade de política monetária.

 

Inflação / Deflação

São variáveis que têm um impacto profundo na perceção e capacidade financeira dos investidores e consumidores relativamente ao interesse do ouro. A decisão de adquirir determinado produto hoje ou adiar essa compra para o futuro, na maioria dos casos, está intimamente relacionada com a evolução destas variáveis económicas.

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

Períodos de elevada inflação podem ter um enorme impacto na procura do ouro, pelo que este efeito tem obrigatoriamente de ser considerado em uma análise global. Contrariamente a outros ativos, o ouro tende a valorizar durante períodos de deflação.

 

Taxas de juro

As taxas de juro são um componente chave na avaliação de ativos financeiros, isto porque são estas que medem o custo de oportunidade entre realizar um investimento diverso “versus” uma aplicação financeira. Taxas de juro elevadas podem aumentar o custo de oportunidade para investimento em ouro ou tecnologia, e por essa via, influenciar a procura. Neste cenário, é crucial ter em consideração as taxas de juro globais pesando também as Americanas.

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

 

Propensão para o consumo e crescimento interno

Joalharia, barras para investimento, moedas e a aplicação tecnológica, são estes os principais geradores de procura, o aumento do rendimento disponível exponencia a compra e investimento em ouro. O acentuado crescimento em algumas economias emergentes e os elevados níveis de riqueza podem também estes aumentar a procura e o apetite pelo ouro.

 

Risco sistémico

Como estratégia de salvaguarda face à possibilidade de risco sistémico que afeta os mercados globais, os investidores procuram opções com maior nível de liquidez, como é o caso do ouro.

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

Os problemas de crise e risco sistémico são, na grande maioria dos casos, imprevisíveis, não rotineiros e sempre com efeitos devastadores na riqueza dos investidores. Desde os primórdios que o ouro tem sido como que uma bengala financeira para minimizar percas, (sempre que acontece perca de capital).

Para além de afetar o valor do património dos investidores, a exposição a riscos sistémicos tende também a moldar a postura e predisposição dos investidores para assumir riscos. Na generalidade dos casos, após as percas de capital os investidores tornam-se mais conservadores e cautelosos nas opções de alocação de ativos, o ouro, surge então como uma alternativa de diversificação muito apetecível.

 

Investimento de curto prazo

Fluxos de investimento no curto prazo são essencialmente dominados pelo ímpeto do momento e outros fatores de ordem técnica os quais podem exacerbar os movimentos do seu valor. Especialmente em períodos em que os fluxos são maioritariamente influenciados por investimentos de cariz de diversificação, os movimentos de curto prazo podem espelhar alguma sobrevalorização.

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

Enquanto os movimentos de curto prazo permitem uma “descoberta de preço” ao mesmo tempo que providenciam liquidez, nem sempre estes estão correlacionados com os vetores de longo prazo de oferta e procura. Fluxos de investimento no curto prazo tendem a forçar saídas prematuras do investimento em ouro com efeitos de pressão no valor da matéria-prima no longo prazo.

 

Fatores de oferta

Os fatores em causa estão relacionados com as motivações para a compra de ouro. No outro lado da equação, a oferta encontra-se com a procura influenciando assim o seu valor. A oferta de ouro pode expressar-se sobre a forma de extração mineira ou ouro reciclado. Permanecendo tudo inalterado, um ligeiro declínio na curvatura da oferta aumenta a escassez da matéria-prima, resultando na predisposição dos compradores para pagar mais pelo ouro.

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

Os diversos fatores descritos acima interagem entre eles através de inúmeros canais fazendo alterar o valor do ouro. Por exemplo, a taxa de juro Americana tem um enorme impacto na atratividade do Dólar Americano. Já as taxas de juro e a inflação têm um impacto na despesa dos consumidores e nas decisões dos mineiros relativamente à expensão da produção. É importante salientar que longos períodos de taxas baixas podem inadvertidamente fazer com que o mercado tenha uma expansão demasiado forte provocando em seguida movimentos severos de contração. Estas corelações são apenas alguns exemplos do tipo de cenários que interferem e complicam as bases que sustentam as decisões dos investidores no que diz respeito ao ouro.

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

Com vista à atualização permanente e extremamente necessária, regularmente, os investidores devem atualizar-se face às constantes alterações nos vetores que influenciam o preço do ouro, pelo que as determinações individuais destes devem ser revisitadas sempre que acontece alguma alteração estrutural.

Consulte aqui a tabela síntese:

Sete fatores que influenciam o preço do ouro

Fonte: World Gold Council

Tem jóias antigas? Pretende avaliá-las? Contacte-nos!

Uma jóia antiga pode ter mais valor, nós compramos as jóias que já nao usa.

Não compramos só o peso! Conheça todos os nossos critérios de avaliação.

Conheça a opinião dos nossos Clientes!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com