Cotação actualizada ao minuto

(24-03-2019 às 21:51:20)

VALOR DE COMERCIANTE

Os 10 países que produzem mais ouro

 

O ouro é um componente fundamental no mundo da tecnologia. É o metal nobre que permite que alguns componentes sejam determinantes no que toca à velocidade e à performance de equipamentos como computadores e smartphones.

Quais são os 10 países que mais produzem ouro?

Os 10 Páises que mais produzem ouro

Embora a massiva extração do ouro em nada tenha a ver com o consumo de tecnologia, pois o mercado do ouro tem na joalharia o seu mais poderoso segmento, há contudo uma curiosidade inerente pelo facto desta exploração tocar em todos os quadrantes da sociedade e das áreas comerciais.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador de ouro, prata, platina e paladio

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

Não sendo o metal predominante nos computadores e smartphones, existe em alguns componentes. No passado era utilizado com bastante mais quantidade e em mais componentes mas, atualmente, está a ser substituído por outros materiais mais baratos e igualmente capazes no desempenho das funções. A título de curiosidade, estima-se que haja ouro no valor de 5 euros dentro de um computador. Parecendo muito pouco, vamos imaginar os milhões de computadores diariamente produzidos!

Países que produz<em mais ouro

Ouro, Top 10 dos países que mais produzem

Já diz o velho adágio popular que nem tudo o que reluz é ouro. Mas o que não falta no mundo é ouro e já vamos perceber por quê. Há toneladas de ouro guardadas nas reservas dos países. Portugal está entre os 13 países com maiores reservas de ouro do mundo com 382,5 toneladas. Mas quem produz mais ouro, anualmente?

10. Gana – 90.000 quilogramas

Outrora conhecida como a Costa do Ouro, pela abundância de metais, o Gana produziu 100 toneladas de ouro em 2011, mas no ano passado produziu apenas 90, o que mostra que as suas reservas estão a diminuir. Estima-se que tenham apenas 1.400 toneladas de reserva. A indústria de mineração de ouro do Gana representa 5% do PIB do país e os minerais pesam 37% nas exportações da nação.

Países que produz<em mais ouro

O Gana é o segundo na lista dos maiores países produtores de ouro em África, atrás da África do Sul.

9. México – 92.000 quilogramas

O México é o nono país que extrai mais ouro do solo, mas enfrenta graves problemas de segurança, as empresas, quase todas estrangeiras, entre outras preocupações, têm receio do rapto dos seus funcionários.

No ano passado, numa entrevista, uma das responsáveis por uma das maiores refinarias referiu que ladrões mascarados e fortemente armados roubaram 900 quilos de concentrado de ouro da refinaria Mining McEwen, no estado de Sinaloa. A empresa estima que o valor do roubo tenha sido de 8,5 milhões de dólares. O solo mexicano ainda tem muito ouro para garimpar mas as empresas têm um problema sério em braços.

8. Uzbequistão – 102.000 quilogramas

Países que produz<em mais ouro

O Uzbequistão é um país que não tem costa litoral mas que nem por isso está privado de uma riqueza em minério e de outros recursos preciosos. O seu grande problema é mesmo fazer sair do país esses recursos, visto estar num enclave complicado. Este é o 8º país com maior produção de ouro do mundo, produzindo o equivalente a 102 mil quilos do precioso metal por ano.

Grande parte do ouro do país é nacionalizado e da propriedade de Navoi Mining e Metallurgial Combinant, empresas de mineração do estado. Enquanto o Uzbequistão está na parte inferior da lista dos dez maiores, tem por seu lado o título de maior mina a céu aberto do mundo, a mina Murutau. O ouro não é o único recurso precioso do Uzbequistão. O país também possui reservas impressionantes de cobre, molibdénio, prata e urânio.

7. África do Sul – 149.000 quilogramas

O maior país produtor de África é a África do Sul. Por ano, a África do Sul retira do solo cerca de 149.000 quilogramas. Talvez a coisa mais surpreendente é que ainda estão por descobrir 6 mil toneladas de ouro.

De facto, até 2006, a África do Sul foi considerada a maior produtora de ouro do planeta. Embora o país tenha uma economia com algum atraso, o ouro tem sido a força motriz na participação económica global. Uma “corrida” ao ouro em 1886, levou a que Joanesburgo seja hoje a maior cidade da África do Sul.

6. Peru – 150.000 quilogramas

Da América do Norte rumamos ao Peru que é o maior país produtor do metal precioso da América Latina. Este situa-se no segundo lugar em termos de produtores no continente americano. Se a mineração tem sido um balão de oxigénio nas finanças públicas do país, já a poluição tem tido um impacto muito negativo no meio ambiente. A mineração no Peru aumentou em 400% na última década, o que significa um ataque brutal na área protegida da Amazónia peruana.

Países que produz<em mais ouro

O problema com as minas do Peru é que muitas delas estão localizadas no topo das montanhas. Ora, o resultado da mineração tem destruído ou afectado consideravelmente todos os terrenos nas áreas circundantes.

5. Canadá – 158.000 quilogramas

O Canadá é a terra da neve, petróleo e metais preciosos. A maioria do ouro do Canadá é proveniente da província de Ontário, mais especificamente da mina de Red Lake. O Canadá é tão patriótico em relação ao seu ouro, que até produz moedas de ouro de dólar canadiano (quem o quiser comprar tem é de ter algumas centenas de dólares) e não é fácil conseguir estas moedas.

As minas de ouro do Canadá estão entre as mais pequenas dos maiores produtores de ouro do mundo.

4. Estados Unidos – 211.000 quilogramas

Já esteve no top 3 dos países com mais ouro extraído, mas foi ultrapassado pela Rússia. As maiores minas dos Estados Unidos localizam-se no Nevada (nas proximidades de Las Vegas) e Montana, a maior parte do seu ouro encontra-se guardado nos cofres debaixo da cidade de Nova Iorque, no Fort Knox, e noutros lugares que poucos cidadãos americanos conhecem.

Mais de 8.000 toneladas de ouro são mantidas nestas abóbadas por parte da Reserva Federal e pelo Departamento do Tesouro; os totais são equivalentes a 75% do total de reservas internacionais.

3. Rússia – 243.000 quilogramas

Com aproximadamente ⅙ do território do mundo, não é de estranhar que a Rússia tenha uma enorme quantidade de ouro. São mais de 5.000 toneladas ainda enterradas, praticamente intocada, nos confins orientais da Sibéria e além. Mas a Rússia tem também vindo a importar ouro para alimentar o seu apetite aparentemente insaciável para o vil metal: em 2012, importou cerca de 5% das suas 900 toneladas que tem em reserva no banco.

Quer esteja depositado no banco ou no solo, a Rússia certamente gosta do ouro, pois ocupa o 6º lugar no ranking dos países com mais reservas de ouro do mundo.

Países que produz<em mais ouro

2. Austrália – 270.000 quilogramas

Os mineiros colonialistas exploram os solos estéreis para produzir um curso maciço e ganhar o segundo lugar na lista, com 270.000 quilos de ouro. Dois terços do total vêm das minas na Austrália Ocidental, com base fora de Perth. A maior mina aberta no continente, chamada de Golden Mile, conduz a nação na produção deste valioso produto de exportação, que vale à Austrália 14 mil milhões de dólares por ano.

Além de cerca de 7.400 toneladas de reservas por explorar, a Austrália detém cerca de 80 toneladas de ouro ou 9,3% das suas reservas externas.

1. China – 450.000 quilogramas

No topo desta lista aparece, claro está, a China. Esta produz mais de ⅓ do que o concorrente mais próximo. Além de ser o maior produtor do mundo, este país é igualmente o maior consumidor de ouro. O que também é um contra senso sendo um país onde existem centenas de milhões de pessoas na pobreza. A maioria das minas situa-se na província de Shandong, localizada a meio caminho entre Pequim e Xangai, e cerca de um quinto da produção é controlada pelo China National Gold Group.

Avalie já as suas jóias, fale conosco!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Conheça as peças com mais valor!

New Greenfil Lda, faça parte de uma história de sucesso! 

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com